Notícias Saúde em Foco

UBS de Monte Gordo é reinaugurada após requalificação. Assista

Após passar por requalificação, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Gordo, na orla de Camaçari, foi reinaugurada na tarde desta quinta-feira (11/04). O prefeito Elinaldo Araújo destacou que a obra faz parte da implantação do Distrito Sanitário de Monte Gordo, que irá descentralizar os serviços de saúde no município. Os próximos passos é a reforma do Pronto Atendimento (PA) e instalação da Policlínica com especialidades, Central de Regulação e Vigilância Sanitária. “Fortalecendo o distrito de Monte Gordo!”, exclamou.

O secretário municipal de Saúde, Elias Natan, contou, em entrevista ao Portal Cidade Satélite, que a unidade passou por diversas intervenções, incluindo na recepção, estacionamento, banheiros acessíveis, além da ampliação dos serviços. Ele ainda destacou que a UBS oferece atendimento médico clínico, pediátrico, ginecológico, de enfermagem, odontológico, salas de curativo, higienização, vacinação e farmácia.

O equipamento passou também por melhorias nas salas de Nutrição, de vacinas e de Esterilização e Lavagem, cobertura da área de espera do lado externo, fechamento total da área da unidade com muros, criação do sistema de esgotamento sanitário, manutenção da parte elétrica e hidráulica, construção do abrigo de resíduos, obras de acessibilidade e ampliação da farmácia.

O coordenador da UBS de Monte Gordo, Wellington Menezes, afirmou que a principal diferenças proporcionadas com a reforma foi o aumento da autoestima dos usuários. “Ele chega, vê um ambiente melhor qualificado e se sente bem”, destaca. Segundo o coordenador, com a intervenção, a unidade passará a oferecer exame de eletrocardiograma e ampliará o número de profissionais, como mais pediatras, assistentes sociais, nutricionistas e médicos clínico.