Notícias

Simulado de emergência acontece em Camaçari nesta quarta (20)

211117CC09

Antecipando possível situação de perigo ou ameaça à saúde e integridade física da população, acontece na manhã desta quarta-feira (20), envolvendo os moradores do bairro Alto da Cruz, o segundo treinamento de emergência previsto para este ano pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) em áreas vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari. O simulado conta com a coordenação da Defesa Civil do município, órgão vinculado à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), e acontece como parte das ações do Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Complexo Industrial.

 O objetivo do treinamento é preparar os moradores para agir com segurança em uma eventual situação de emergência que requeira o deslocamento das pessoas de uma suposta área de risco para um local seguro.  Para definição e planejamento das ações previstas para o simulado na comunidade foi realizado, no dia 23/10, um intenso trabalho preparatório, que incluiu uma simulação prévia, de caráter conceitual com todos os parceiros envolvidos.

De acordo com Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, todos os órgãos de segurança que atuam na cidade estão envolvidos na ação, a exemplo da Polícia Militar, que auxiliará no bloqueio das ruas; o Corpo de Bombeiros, que irá ligar a sirene alertando a população quanto à evacuação; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que auxiliará no transporte e irá simular o atendimento de primeiros socorros a vítimas possivelmente envolvidas em acidentes.

“É bastante satisfatório e importante poder coordenar todas essas ações, uma vez que a Defesa Civil é um órgão que gerencia crises. Estamos participando ativamente desses simulados e estamos preparados para minimizar o desastre caso venha ocorrer, com vazamentos de gases”, afirmou Ivanaldo, acrescentando a importância da participação de todos no simulado, entre comunidade, comerciantes e alunos.

A expectativa, segundo Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC, é de “um entrosamento melhor entre os participantes, em função do que foi observado na simulação prévia [simulado de mesa]”. Ele explica que assim que forem acionadas as sirenes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os moradores do Alto da Cruz serão orientados a seguir as instruções da Defesa Civil, para que se desloquem para o ponto de encontro seguro.

Além da coordenação da Defesa Civil, o simulado em Camaçari conta com o apoio de voluntários do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec), Conselho Comunitário Consultivo do Polo, secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), Polícia Militar, Samu, Superintendência do Trânsito e Transporte Público (STT), empresas do Polo, dentre outros parceiros.

Foto: Ascom/PMC

Sobre o Autor

Romero Mateus

Jornalista
MTE/BA 2956
(71) 99913-9991 / 98886-4984

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *