Notícias Saúde

Serviços da USF Buris de Abrantes são transferidos temporariamente para UBS Vila de Abrantes

ubs-vila-de-abrantes-2-1024x683

A partir dessa semana, os serviços da Unidade de Saúde da Família (USF) de Buris de Abrantes, na orla de Camaçari, serão transferidos temporariamente para Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila de Abrantes. De acordo com a Prefeitura, a medida acontece durante o período em que a Secretaria de Saúde (Sesau) conclui o novo local em Buris de Abrantes para o funcionamento da USF, uma vez que as instalações atuais não possuem mais condições de infraestrutura para equipe e usuários.

Com a conclusão da nova unidade, devem ser reativados os serviços da sala de curativos, farmácia e odontologia, “suspensos por falta de condições de infraestrutura da unidade atual”, afirma em nota. Ainda de acordo com a Sesau, na nova unidade, que será maior, funcionará não apenas uma equipe de saúde da família, mas duas equipes, ampliando assim a capacidade de atendimento à população.

Diretora do Distrito Sanitário de Abrantes, Aline Dantas explica que a USF de Buri de Abrantes apresentou danos graves na infraestrutura há aproximadamente três meses, na ocorrência das últimas chuvas de maior intensidade. “Após avaliação, o setor responsável decidiu pela interdição de parte de sua estrutura. Dessa forma, o serviço estava sendo oferecido na forma de revezamento. Contudo, chegou um momento onde não dava mais para continuar no local, pois já estava oferecendo riscos a equipe e usuários. Por isso estamos transferindo os serviços temporariamente para a UBS Vila de Abrantes”.

A transferência dos serviços vem sendo comunicada à população de Buris de Abrantes há três semanas, através dos agentes comunitários de saúde, equipe da própria USF e salas de espera com os pacientes da unidade. “Esclarecemos à comunidade que temporariamente a população será atendida na recém-inaugurada Unidade Básica de Vila de Abrantes, com a garantia de oferta de todos os serviços como consulta médica, enfermagem, curativo, agendamento de exames, vacinação e triagem neo e pré-natal”, ressalta Aline.