Cultura Viva Cultural

Semana do livro e biblioteca é comemorada com programação diversificada

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada no município com uma programação bastante diversificada. É que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza de 23 a 27 de outubro (segunda a sexta-feira) diversas atividades em alusão ao período. O evento acontecerá, sempre no turno vespertino, a partir das 14h, na sala de embarque da Cidade do Saber, localizada na entrada do prédio de cursos.

Fazem parte da programação diversas atividades, como apresentação da Orquestra de Violão da Cidade do Saber, mesa redonda com a equipe do PROLER, lançamento do I Concurso Cartão de Natal, contação de história e atividades recreativas, café cultural, exibição dos filmes “Tenda dos Milagres” e “Quincas Berro d’Água”, balada cultural no espaço infantil, exposição de livros em braile, além da reinauguração da Biblioteca Jorge Amado e o lançamento do Programa “Vamos Ler Camaçari”.

A comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do acervo bibliográfico para o uso atual e para a posteridade, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, difunde a profissão do bibliotecário e possibilita a atualização e desenvolvimento deste profissional.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980, que, de acordo com o documento, tem início a 23 de outubro e término a 29 do mesmo mês, data esta consagrada como o “Dia Nacional do Livro”, pela Lei nº 5.191 (2), de 18 de dezembro de 1966.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (23/10) – 15h
Apresentação da Orquestra de Violão da Cidade do Saber
Mesa redonda equipe do PROLER – Livros, para quê?
Participantes: Patrícia Almeida, Jó Benevides, Patrícia Arouca
Mediação: Jucilene Santos

Terça-feira (24/10) – 14h
Lançamento do I Concurso Cartão de Natal
Contação de história e atividades recreativas – Editora Paulus

Quarta-feira (25/10) – 14h
Exibição do filme “Quincas Berro d’Água”

Quinta-feira (26/10) – 15h
Café Cultural
Reinauguração da Biblioteca Jorge Amado
Lançamento do Programa “Vamos Ler Camaçari”

Sexta-feira (27/10) – 14h
Exibição do filme “Tenda dos Milagres”
Balada Cultural Espaço Infantil
Exposição de livros em Braile