“Sem nivelar por baixo”, Coca-cola e Google contratam negros e vão de encontro a Nubank

41dfe5f4-google.jpg

Foto: Reprodução

 

Empresas como Bayer, Coca-Cola, Google e Mutato (agência de publicidade) promovem ações para superar o racismo que vão de encontro com o posicionamento de Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank. Segundo ela, é preciso “nivelar por baixo” se o banco digital quiser contratar negros para ocupar altos cargos.

“Um candidato branco se aplica a uma vaga mesmo sem preencher todos os requisitos. Já os negros não se inscrevem se não preencherem pelo menos 80% dos requisitos, porque sabem que não vão ser contratados se não for assim. Não é necessário nivelar por baixo. É preciso que se derrubem as barreiras”, afirma Theo van der Loo, ex-CEO da Bayer.

Após ser alvo de críticas, o banco digital pediu desculpas e anunciou parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) para criar mecanismos e ampliar a presença de negros no ambiente de trabalho. A fundadora do ID_BR, Luana Génot, diz que é preciso ir além da processos exclusivos de contratação para negros: “É preciso pensar em promoções e fazer essas pessoas se sentirem bem-vindas no trabalho. Profissionais negros são contratados e ficam com suas carreiras estagnadas. Alguns deles são analistas mesmo com 10, 15, 20 anos de casa e, mesmo com formação, não conseguem ser convidados para novos cargos ou alçar novos voos”, diz Génot ao Uol.

scroll to top