Bahia Cultura e Entretenimento Notícias

Sem lavagem, imagem do Senhor do Bonfim cruza ruas de Salvador em carro aberto

Foto: Santuário Senhor do Bonfim|Divulgação
Foto: Santuário Senhor do Bonfim|Divulgação

Hoje era o tradicional dia de vestir branco e sair pelas ruas de Salvador no cortejo da Lavagem do Senhor do Bonfim, de banho de cheiro e de pipoca. Porém, diante do cenário de pandemia de Covid-19, em 2021 quem tem fé fica em casa e acompanha a imagem das sacadas, portas, janelas e pela internet. Essa é a primeira vez que a lavagem não acontece em mais de 300 anos.

Nesta quinta-feira (14), a imagem do Senhor do Bonfim saiu em carro aberto pelas ruas da capital. A carreata saiu às 8h da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, passando pela Igreja de Nossa da Conceição da Praia com direção ao Santuário, na Colina Sagrada.

A imagem peregrina seguiu o mesmo trajeto tradicionalmente feito a pé pelos fieis, os 8km de caminhada. O cortejo pode ser acompanhado pela WebTV do Bonfim.

Para evitar aglomerações na região do Bonfim, o acesso à Colina Sagrada foi interditado. Porém, o trânsito foi mantido nas vias que receberiam o cortejo nos anos anteriores.

No domingo (17), às 10h30, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha, vai celebrar a missa solene. Já às 15h, a imagem peregrina do Jesus Crucificado será levada em carro aberto para percorrer as ruas da Cidade Baixa.