Educação Ativa Notícias Poder Público

Seduc presta contas do 2° quadrimestre em Audiência Pública no Teatro Alberto Martins

Foto: Kelvi Lima
Foto: Kelvi Lima

Seguindo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional, a secretária de Educação, Neurilene Martins, prestou contas referentes ao 2º quadrimestre de 2019 durante Audiência Pública realizada na manhã desta quinta-feira (24/10), no Teatro Alberto Martins, local onde, provisoriamente, acontecem os trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Camaçari.

Na oportunidade, a gestora discorreu sobre a importância de fazer aquilo que é esperado pela gestão pública, o que, segundo ela, é oferecer todas as informações à comunidade de como está sendo utilizado o recurso público. “O nome disso é transparência. Estamos aqui para discutir a verba destinada à Secretaria, incluindo os gastos com a folha de pagamento, os investimentos e os custeios, além das questões relativas ao projeto político-pedagógico da rede municipal de ensino, a exemplo das ações vinculadas à infraestrutura das escolas, às tecnologias, à alimentação escolar, dentre outros, encaminhadas pela Secretaria da Educação (Seduc) que visam garantir que os estudantes aprendam mais e melhor”, destacou.

Durante a explanação, a secretária falou ainda sobre outros pontos, como a requalificação nas unidades escolares e a construção das seis creches e pré-escolas, além de falar sobre as ações de formação e aperfeiçoamentos dos profissionais do corpo discente da rede municipal de ensino.

O diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Seduc, Francisco Lima, apresentou os dados referentes ao orçamento e a aplicação dos recursos da Secretaria. Conforme apresentado por ele, dos R$ 288 milhões do orçamento previsto para a Educação em 2019, até o momento já foram investidos cerca de R$ 202 milhões.

“A prestação de contas realizada hoje levar em consideração o acumulado da aplicação e execução financeira ao longo desses primeiros oito meses do ano, ou seja, de janeiro a agosto. Podemos dizer que as contas da Seduc estão sob controle. A Prefeitura de Camaçari tem priorizado a educação, sobretudo, do ponto de vista de aplicação de recursos”, concluiu.

A Audiência Pública para prestação de contas referentes ao 2º quadrimestre de 2019 foi prestigiada por diversos seguimentos da sociedade civil e poder público. Além dos vereadores, estavam presentes representantes das comunidades escolares, a exemplo de gestores, professores, servidores e estudantes.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari