Poder Público Político Saúde em Foco

Secretaria de Saúde de Camaçari apresenta prestação de contas

PHOTO-2019-09-26-13-13-54

Um balanço das ações desenvolvidas nos últimos quatro meses e apresentação dos números de atendimento no período resumiram a Audiência Pública para Prestação de Contas da Secretaria da Saúde (Sesau) do município de Camaçari. As informações foram dadas pelo secretário da pasta e vereador licenciado, Elias Natan, no Teatro Alberto Martins, nesta quinta-feira (26/09).

Entre os destaques apresentados pelo secretário, esteve a realização de ações que levaram atendimento a diversos bairros do município, entre os quais, o “Sesau + Perto de Você”, que nos últimos quatro meses atendeu aproximadamente 14.400 pessoas. “Esse é um projeto importante porque vai até as comunidades e oferece atendimentos diversos como vacinação, testes rápidos de DSTs, além de coleta de material para preventivos, atendimento odontológico e muito mais. Até hoje já fizemos 13 edições dessa ação com um total de 20 mil atendimentos”, acrescentou.

Também como ponto positivo o secretário destacou a continuidade do trabalho de requalificação das unidades de saúde do município. “Neste quadrimestre, Abrantes foi a região mais beneficiada. Requalificamos quatro unidades, sendo três delas localizá-las neste distrito”, informou.

Em relação à Atenção Básica, Elias Natan destacou que há uma leve queda nos números de atendimentos, situação que ele credita ao número não suficiente de profissionais, especialmente de médicos. Neste segundo quadrimestre foram realizados 105.500 procedimentos, contra os 136.710 realizados no mesmo período do ano anterior. “Enfrentamos uma dificuldade em relação à quantidade não suficiente de profissionais, causada especialmente pela saída de médicos que atendiam no município através do Programa Mais Médicos, a concessão de licenças prêmio que são um direito dos profissionais de saúde do município, dentre outros. Mas esperamos que com a chegada dos novos profissionais contratados através do REDA possamos reverter essa situação”, explicou.

Já a produção na Atenção Especializada apresentou aumento, segundo o secretário. E esse aumento é verificado também quando se contabiliza todos os atendimentos e procedimentos realizados no período em relação ao ano de 2018. A produção total da Sesau, no segundo quadrimestre de 2019, bateu pouco mais de 2 milhões. Em 2018, no mesmo período, a produção total da pasta foi de 1,786 milhão de procedimentos. Já o percentual de verbas próprias aplicado na área de saúde no período foi de 22%, acima dos 15% que é obrigatório por lei.

Após a apresentação dos dados, a palavra foi aberta para a população presente. Diversos questionamentos sobre os serviços foram registrados, como por exemplo os transtornos causados pela interdição da unidade de saúde do bairro do Camaçari de Dentro por conta de riscos de desabamento do prédio; pedidos para construção de um hospital municipal; procedimentos oferecidos nos casos de pós operatórios, dentre outras questões.

Por sua vez, a vereadora Dra. Cristiane Bacelar (PRB), que é dentista por formação, pediu uma atenção especial em relação à oferta de atendimento da saúde bucal. “Entendemos que 27 equipes para atender a população de Camaçari ainda é pouco para suprir a demanda”, afirmou. Ela também pediu que seja implantada uma unidade específica para atendimento às mulheres vítimas de violência.

O vereador Jackson Josué (PT) relatou a inexistência de médicos na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro da Lama Preta. “Há nove meses a unidade está sem médico, sem dentista e a farmácia não está funcionando. Parabenizamos pela requalificação do espaço físico, mas é preciso atentar para a prestação efetiva do serviço, que é o fundamental”, concluiu.