Bahia Educação Notícias

Secretaria da Educação do Estado faz novo pedido para adiamento do Enem

Foto: Mônica Salvador
Foto: Mônica Salvador

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro, dois domingos. Por conta da pandemia de Covid-19 e do aumento no número de casos da doença em todo estado, a Secretaria da Educação da Bahia (SEC) pediu novamente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) o adiamento da aplicação das provas.

O ofício foi encaminhado nesta quarta-feira (13) e assinado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. “A reiteração deste pedido se baseia no direito à vida, visto como paradigma técnico para as operações que envolvem escolas, governos, famílias e formação de pessoas. Por isso mesmo qualquer ato, evento ou episódio deve ser levado em conta esse direito essencial”, diz o documento.

Ainda no documento, a SEC destaca que os protocolos enviados pelo INEP em Ofício, referente à primeira solicitação, “são necessárias, mas insuficientes para as especificidades do caso em tela: o deslocamento dos inscritos, de mais de 256 municípios, do total de 417 municípios da Bahia, para os 161 onde serão aplicadas as provas; o contato entre participantes nos minutos que antecedem o início das provas; as salas que terão um número de estudantes acima de manter a capacidade de manter o distanciamento necessário; associada ao receio de contaminação das diversas famílias  e estudantes”.