Sebrae faz alerta a micro e pequenos negócios sobre busca de crédito durante pandemia

n_40679_30410be149e6771f60881182342452d5.jpg

foto: reprodução

Com as dificuldades econômicas geradas pela pandemia o novo coronavírus, a busca por meios para manter ou retomar os negócios vem tornando-se recorrente entre  um os donos das micro e pequenas empresas. Por esta razão, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas “Semana do Crédito” sobre a importância de adotar alguns cuidados ao procurar um empréstimo, seja ele em instituições financeiras privadas ou oficiais. 

Através da iniciativa “Semana do Crédito”, o SEBRAE está reunindo uma série de lives com orientações de especialistas do setor. “É preciso estar atento aos cuidados nesse momento, ter um plano de negócios”, afirma o analista do Sebrae Pedro Martins, que abriu o evento on-line ao lado do gerente nacional de Microfinanças da Caixa Econômica, Sidney Rodrigues.

Na oportunidade, o técnico do banco federal afirmou que hoje um dos principais meios para os pequenos negócios obterem recursos é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). “É um programa que tem oito meses de carência e pode ser adquirido em mais de um banco, desde que o valor do empréstimo não ultrapasse 30% do faturamento de 2019”, explica o gerente. Sidney alertou, no entanto, que todo o processo depende do cadastro do empresário.

Martins ainda explica que o empresário deve procurar alternativas para incrementar a receita, inclusive avaliando os gastos pessoais, que não podem sair do caixa da empresa.  “É preciso avaliar os gastos que podem ser cortados como, por exemplo, o pacote de internet, o uso da energia”, afirmou ele. “O empresário tem que se qualificar e o Sebrae possui centenas de cursos de capacitação que devem ser consultados antes de elaborar plano de negócio ou tomar decisões”, indicou o analista.

Pedro Martins também ressaltou que a Sebrae possui a possibilidade de crédito para os Microempreendedores Individuais (MEI), através do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que dá toda a assistência ao empreendedor, desde a solicitação até a liquidação do crédito.

scroll to top