Saúde: usuários do serviço de Atendimento Fora do Domicílio em Camaçari devem se recadastrar

230718043817516674.jpg

Todos os usuários do serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD) em Camaçari devem realizar o recadastramento. O procedimento deve ser feito na Central de Regulação de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h, até o dia 24 de agosto. Interessados em fazer uso do serviço também devem comparecer nesse período.

Para o cadastramento ou recadastramento é preciso apresentar cópia do cartão SUS, RG ou Certidão de Nascimento, CNSUS do responsável pelo paciente, quando for o caso, comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou telefone) e cópia do RG, CPF e Cartão SUS da pessoa que acompanhará o paciente, quando for o caso.

O Tratamento Fora de Domicilio é um Programa do SUS destinado exclusivamente a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS, que necessitam de tratamento especializado não disponível na localidade onde residem. Em Camaçari, este serviço encaminha os usuários nesta condição para o centro de maior recurso, neste caso, a localidade de referência é Salvador. Este programa oferece ao paciente e ao acompanhante, se for o caso, gratuidade de transporte para que possa deslocar-se até o local onde será realizado o tratamento ambulatorial ou hospitalar/cirúrgico, a consulta ou procedimento, considerado de média e alta complexidade, previamente agendado, assim como também, o retorno a sua cidade de origem.

Segundo a Secretaria de Saúde, o recadastramento será realizado para atualizar o número real de pacientes e levantar as reais necessidades dos mesmos. Atualmente, 1.800 pacientes são cadastrados no serviço. “Contudo, muitos não compareceram mais e não conseguimos contato. Então, precisamos fazer o recadastramento para ofertar novas vagas para usuários que não dispõem de recursos para deslocamento”, explica a diretora da Central de Regulação, Liliam Costa.

scroll to top