Sarau de Itapuã inaugura nesta segunda (10) exposição sobre marisqueiras da Bahia

IMAGEM_NOTICIA_5.jpg

Segunda-feira é dia de Sarau de Itapuã na Casa da Música, em Salavador. O espaço recebe mais uma edição do evento, que homenageia uma personalidade território, Mestre Reginaldo. Artistas como Juliana Ribeiro, As Ganhadeiras de Itapuã, grupo Botequim e grupo Barlavento participarão da festa. O sarau desta segunda (10/12) mostra também o resultado da oficina de Soundpainting e inaugura uma exposição sobre as marisqueiras da Bahia.

Reginaldo Souza, ou ‘Mestre Régi’, como é chamado pela comunidade, nasceu em Salvador, no bairro de São Caetano, mas escolheu Itapuã como seu recanto, onde mora há 45 anos. Compositor e cantador, que traduz as experiências do dia-a-dia em canções, sambas, boleros, e cirandas, atualmente é um dos grandes representantes da cultura popular da Bahia e do Brasil, tendo músicas gravadas por nomes como As Ganhadeiras de Itapuã, Juliana Ribeiro, Grupo Botequim, Viola de Doze, Barlavento, Zé da Guiomar, Adriana Moreira, e outros interpretes. Mestre Reginaldo fez do seu espaço comercial, o Rumo do Vento, um dos principais redutos do samba da Bahia, local para onde muitos amantes da boa roda de samba convergem para se deleitar ao som de vários artistas, tendo-o como anfitrião.

Ainda nesta segunda haverá uma mostra do resultado da oficina de Soundpainting, ministrada na Casa da Música por Laurette Perrin, musicista francesa e doutoranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. A oficina se propôs a explorar essa linguagem sob as perspectivas do tema “Sou É Somos”, a fim de inspirar corpos e reflexões identitárias. O encontro recebe a participação especial do artista Thiago Trad, além de uma performance ao vivo com todos os participantes no Sarau de Itapuã.

Na oportunidade, haverá também o lançamento da exposição “Mulheres do Mar”, que fica na Casa da Música até o dia 07 de janeiro. Os registros das 23 imagens foram feitos através de celulares pelos próprios idealizadores desta exposição, que são técnicos e coordenadores do Programa Clube de Pescadores da Humana Brasil. Além da exposição fotográfica, as marisqueiras também irão expor seus produtos de artesanatos e culinária, como flores artesanais feitas com conchas e os famosos bolinhos, quibes e hambúrgueres de siri.

scroll to top