Camaçari Notícias

São Thomaz de Cantuária: com a participação de figuras políticas, missa solene e carreata encerram homenagens ao padroeiro de Camaçari

Foto: Jean Victor
Foto: Jean Victor

Em um período atípico, diferente das conhecidas comemorações, mas sem perder a fé, a comunidade católica de Camaçari encerrou as festividades do padroeiro do município, São Thomaz de Cantuária, com missa solene e carreata na tarde desta quinta-feira (7).

Na missa presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini estiveram presentes diversas figuras políticas, entre elas o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito José Tude, o presidente da Câmara Municipal, Júnior Borges (DEM) e vereadores. “Iniciamos este ano com o coração carregado de esperança. Este é um momento muito especial”, declarou o bispo.

As celebrações adotaram protocolos de distanciamento social, uso do álcool em gel e medição de temperatura por conta da pandemia de Covid-19.

“Peço que 2021 seja um ano cheio de bênçãos para todo o mundo e, em especial, para o nosso povo. Que seja pleno de saúde e boas possibilidades para cada uma das famílias e que, de fato, essa pandemia chegue ao fim. Vamos seguir firmes lutando por dias cada vez melhores para Camaçari e para a nossa gente”, disse Elinaldo.

“É uma festa belíssima e a Câmara de Vereadores participa sempre. Este ano, o evento está diferente e isso mostra o cuidado da igreja católica e da diocese com os fieis e com a população de modo geral. A realização das sete missas possibilitou que os fiéis pudessem se organizar e prestigiar o evento ao longo do dia. O povo católico está de parabéns”, destacou Júnior Borges.

Este ano, em que se completa 850 anos de martírio do santo, os festejos tiveram como tema “Nos 10 anos da Diocese de Camaçari: com São Thomaz, somos Igreja viva!”. A programação teve início no dia 29 de dezembro, com uma novena e para finalizar, a tradicional procissão, seguida de missa campal, foi substituída por uma carreata, que saiu pelas ruas da cidade, com ponto de partida e chegada na Praça Desembargador Montenegro.

O vereador Tagner (PT) também compareceu ao evento junto com outras lideranças partidárias e informou que “todo ano venho participar da missa e procissão a São Thomaz, mas esta é a primeira vez que venho como vereador, e neste momento o que peço a ele é que tenhamos uma vacina contra o coronavírus logo para a população.

“A igreja exerce uma grande função social, e é importante estarmos lembrando destes homens e objetos de fé que orientam boa parte da população do nosso país”, complementou o vereador Drº Samuka (Cidadania).

Durante os festejos também houve espaço para a solidariedade, por isso a carreata contou com um Drive-Thru Solidário, com arrecadação de alimentos que serão encaminhados para famílias carentes do município. Toda a programação pôde ser acompanhada através do canal da Paróquia Catedral São Thomaz de Cantuária no Youtube, quem perdeu algum dia de festejo, pode acessar a página através deste link.