Salvador terá novos leitos e medidas anti-aglomeração na Barra

Guarda-Municipal-Divulgação.jpeg

Foto: Divulgação

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou uma série de medidas para conter o novo avanço da Covid-19 na capital, nesta quinta-feira (27). Entre elas estão a abertura novos leitos para tratamento da doença, a retomada da tenda dos Barris e das medidas de controle na região da Barra.

Os contratos para os leitos foram feitos em dois hospitais: o Santa Izabel e o Martagão Gesteira. No Santa Izabel, já nesta quinta-feira, funcionarão 28 novos leitos, sendo 14 deles de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outros 14 de enfermaria, para adultos.

Já no Martagão Gesteira, que é referência no tratamento de crianças, serão 10 novos leitos de UTI, abertos a partir da próxima semana. Bruno aproveitou para destacar que, até a quarta-feira (26), a prefeitura havia vacinado 93% dos adolescentes de 12 a 17 anos, e 21% das crianças de 5 a 11 anos.

Também na próxima semana, na quarta-feira (2), a tenda de atendimento dos Barris será reaberta. A unidade oferece tratamento para infectados com a Covid-19 e terá 10 leitos semi-intensivos, como são chamados os leitos que possuem suporte ventilatório para os casos de pacientes que precisam de oxigenação.

Na última quarta-feira (26), Bruno havia adiantado que faria contratações de novos servidores para os pontos de testagem e de vacinação contra Covid-19, de forma emergencial. Ele informou que a decisão foi tomada porque 40% dos servidores da prefeitura estão afastados pela doença.

Inicialmente, o prefeito afirmou que seriam 200 contratados, no entanto, nesta quinta ele detalhou que serão 343 novos profissionais, com começo imediato. Os servidores serão via regime especial de direito administrativo (Reda), além de empresas terceirizadas.

Os contratados provisoriamente ficarão divididos em: 125 técnicos de enfermagem, 107 auxiliares de serviços gerais e outros 111 auxiliares administrativos.

Festa de Iemanjá

O prefeito também destacou que as medidas restritivas para a festa de Iemanjá, celebrada no dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, serão semelhantes às adotadas em 2021, com mudanças apenas para os bares e restaurantes, já que com a imunização também foi adotado o comprovante de vacina. Veja detalhes:

  • O trânsito ficará livre para veículos, para evitar aglomeração de pedestres na orla;
  • O trecho da orla em frente à Colônia de Pescadores será tapumado, para que as pessoas não tenham acesso ao presente a Iemanjá, evitando assim aglomerações;
  • Quando o presente chegar à orla, será levado direto ao mar, para evitar aglomeração de pessoas tentando anexar oferendas;
  • O uso de som de qualquer natureza estará proibido na Avenida Oceânica, no trecho entre o
  • Restaurante Sukiyaki e a Vila Caramuru (Mercado do Peixe);
  • A comercialização de bebidas e comidas na orla, fora de restaurantes e bares será proibida;
  • Diferentemente do ano passado, bares e restaurantes poderão funcionar durante o dia, desde que haja a cobrança do comprovante de vacinação.

Retomada de medidas para a Barra

Por causa das recentes aglomerações na região da Barra, o prefeito também resolveu retomar algumas medidas no bairro, como por exemplo, a distribuição de máscaras.

Os portais de controle de aceso, que ficaram instalados no Barra Center, Farol e Porto da Barra serão reinstalados. A higienização das estruturas também voltará a ser feita.

A Guarda Civil Municipal voltará a circular nos trechos, para orientar baianos e turistas sobre a aglomeração no local.

Fonte: G1 Bahia

scroll to top