Militância Social Político

Salvador recebe Seminário Nacional Brasil Sem Racismo: Povo Negro em Movimento

WhatsApp-Image-2019-05-27-at-17.40.32-300x300

Neste fim de semana, Salvador recebe o Seminário Nacional Brasil Sem Racismo: Povo Negro em Movimento, que deve reunir grandes nomes da luta antirracista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a sexta-feira (31/05), por meio de ficha de inscrição online, disponível no link https://forms.gle/B3WHXhLKxLQ72K1L6, ou presencialmente na abertura. As vagas são limitadas.

Uma ação conjunta de grupos, coletivos e pessoas de referência do movimento negro brasileiro, o seminário deve mobilizar mais de 300 pessoas em três dias de atividades, na sexta, sábado (01º/06) e domingo (02). O objetivo é analisar a conjuntura nacional sobre os principais temas para a população negra e organizar estratégias conjuntas de enfrentamento.

A abertura oficial acontece na sexta-feira, às 18h, no Centro Cultural da Câmara de Salvador, no Pelourinho. Participam do ato a jornalista Rosane Borges; a mestre em Estudo de Linguagens, Lindinalva Barbosa (do Coletivo Luiza Bairros); o ativista político Luiz Alberto; a comunicadora social Dulce Pereira e a primeira trans eleita deputada estadual em São Paulo, Érica Malunguinho. A mediação será de Geovan Bantu, especialista em raça e gênero.

A abertura oficial ainda conta com apresentações da cantora Nara Couto; da percussionista Deise Fatuma, que integra o grupo instrumental feminino Pantera Negra; entre outros artistas.

No sábado e domingo, o seminário acontece no Instituto Anísio Teixeira, em Sã Marcos, reunindo palestras, mesas e grupos de trabalho, com a participação de ativistas e especialistas de todo o país, de diversas áreas de atuação, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Juventude.

Dentre os nomes confirmados para as atividades está o poeta e jornalista Edson Cardoso; a pesquisadora sobre Justiça, Segurança Pública e Sistema Penitencial, Ana Luiza Flauzina; e a socióloga Mônica Francisco.