Cultural Teatro

Salvador: Julho + Solar 2019 celebra 35 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista

Oficina_IluminacaAldren

Neste mês de julho, o Cine Teatro Solar Boa Vista, em Salvador, celebra 35 anos de existência e comemora com mais uma edição do Julho + Solar. Este ano, o projeto homenageará o compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira Moa do Katendê, morto em outubro do ano passado. “Mestre Moa foi uma figura do bairro do Engenho Velho de Brotas, que se tornou símbolo na luta por resistência e cultura na Bahia e no Brasil”, afirma o coordenador do Cine Teatro, Vinícius Lima.

As atividades gratuitas seguem todas terças e quartas-feiras, às 10h e 15h, com a apresentação dos documentários da 12ª Mostra de Direitos e Humanos, dentro do evento Cine Solar. Em seu mês de aniversário, o Solar apresentará também para as crianças e os adolescentes filmes ligados aos documentários da referida mostra. Além dos filmes da Mostra, haverá produções brasileiras e internacionais, e um bate papo com o público ao final dos filmes.

Na quinta-feira (11/07), às 18h, na Sala Principal, a programação será aberta com muita poesia, lançamento do filme documentário Nossos Mortos tem Voz e uma roda de conversa sobre violência contra a juventude. Já no sábado (13), às 17h, acontece o show da banda de rock “Os Sintéticos”, com uma atração convidada. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

A Oficina de Iluminação Cênica e Espetáculo de Dança “Ilhas” vai  agregar no dia 18 de julho, das 9h às 18h, grupos e artistas da comunidade que desejem começar na área de iluminação cênica. Para fechar o dia, os próprios alunos irão realizar a montagem da iluminação para o espetáculo de dança “Ilhas”. O espetáculo da Escola de Dança da Funceb acontece às 16h, com entrada gratuita.

Nos dias 25 e 26, a partir das 9h,  acontece o projeto Julho das Pretinhas. Em sua primeira edição, o evento surge para apresentar possibilidades de inserção social de crianças e adolescentes a partir da ludicidade, conscientização e autoconhecimento. Em parceria com o Solar, a iniciativa pretende dar ênfase ao Julho+Solar e também ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. A programação inclui oficinas-ludo criativas, ciranda das palavras (rodas de conversas), feira brincante, exposição, desfiles das mais belas pretinhas e apresentação do sarauzinho.  A entrada é gratuita.

Encerrando a programação especial Julho+Solar – 35 anos de resistência e cultura, no dia 28, a partir das 9h, acontece o evento Domingo no Parque, em parceria com a Feira das Festas. A Feira, que já circula os condomínios do bairro do Engenho Velho e Boa Vista de Brotas, promete alegrar toda comunidade do entorno do Solar e visitantes. O público ainda poderá ouvir gratuitamente boas músicas, assistir apresentações de forró, samba raiz do município de Irará, voz e violão, participar de aulas de boxe e dança, além de integrar oficinas de maquiagem e de slime, dentre outras atrações programadas pelo espaço.

Quem visitar também a Sala Multiuso, no Solar Boa Vista, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h, poderá levar crianças de 06 a 12 anos para a oficina Ballet/Brincantes que será realizada gratuitamente pelo Núcleo Solar Boa Vista, em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

De julho a dezembro, segundas, quartas e sextas, das 14h às 18h, o Espaço Solar Boa Vista também trará também gratuitamente para o público o Treino Autodidança – Kasa Rockers. A ideia da Companhia de Dança Kartola Rocker’s Crew(KRC) é por meio de uma proposta de residência artística, no Cine Teatro, desenvolver um trabalho de treino, ensaio, laboratório de pesquisa e composição coreográfica. A Companhia já atuou trabalhando no Brasil e exterior, em espaços de referência como a Escola de Dança da FUNCEB (Bahia), Escola e Faculdade de Dança Angel Vianna(Rio de Janeiro-RJ) e Instituto Nacional de Artes do Circo (Portugal).

Banner Ags9
Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor