Salvador: Integração dos ônibus “amarelinhos” começa a valer neste sábado (21)

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Foto: Divulgação

A partir de amanhã (21), os “amarelinhos” (micro-ônibus do Subsistema do Transporte Especial Complementar de Salvador) serão integrados aos veículos do Consórcio Integra e ao metrô de Salvador. Segundo a Prefeitura Municipal, a medida vai contemplar 188 veículos e beneficiar 100 mil passageiros por dia. Os usuários do transporte público do município poderão pegar um amarelinho, um ônibus do Consórcio Integra e um metrô, pagando uma única tarifa com o cartão de passagem. A integração também vai ocorrer entre dois veículos amarelinhos.

“A partir de amanhã, todos os modais serão integrados, facilitando a vida das pessoas, principalmente para quem mora no Subúrbio e em Cajazeiras, áreas onde o STEC atua”, explica o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, “os passageiros agora vão poder pegar dois ônibus em duas horas com a mesma tarifa.”.

A integração foi estabelecida no Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura, Ministério Público da Bahia (MP-BA), cooperativas e empresários do setor, prevendo a união completa entre os modais de transporte da cidade.

Subsistema do Transporte Especial Complementar de Salvador

 Atualmente, os 230 veículos do STEC transportam cerca de 100 mil passageiros por dia e circulam em 33 linhas Salvador, atendendo a bairros do miolo da cidade, a exemplo de Cajazeiras, Pau da Lima e São Rafael, além do Subúrbio Ferroviário e parte da Orla (Itapuã e Piatã). Do total de linhas, 22 (188 veículos) vão integrar a partir deste sábado (21). As outras 13, que operam com 42 veículos não vão integrar, pois não cumprem os pré-requisitos estabelecidos no TAC.

Para participar da integração, os permissionários do STEC tiveram que cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo TAC, como, por exemplo, ter feito o recadastramento junto à Secretaria de Mobilidade (Semob), a inspeção veicular anual obrigatória, respeitar a idade máxima veicular de oito anos, contados a partir da fabricação do veículo, e atender a outros critérios de acessibilidade. Os permissionários que não atenderem a esses requisitos não vão poder participar da integração.

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