Diversidade Poder Público Salvador

Salvador ganha Conselho Municipal voltado aos direitos LGBT+

foto: reprodução
foto: reprodução

 

Salvador instalou, na semana passada, o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT+, vinculado à Secretaria Municipal da Reparação (Semur). Com a presença da dirigente da pasta, Ivete Sacramento, além dos membros titulares e suplentes, a primeira reunião ordinária aconteceu de forma virtual na quinta-feira (18), devido à pandemia de Covid-19. Na ocasião, foi eleita a eleição da diretoria executiva do Conselho para o biênio 2021-2022.

A Prefeitura Municipal afirma que o conselho tem por finalidade garantir o cumprimento dos direitos e da representação das pessoas LGBTQIA+. Também atua no estímulo e acompanhamento das políticas públicas voltadas para o combate à discriminação e a promoção da igualdade e respeito à diversidade de gênero e orientação sexual.

No encontro, também foi apresentado e aprovado o regimento interno do conselho, elaborado por uma comissão da entidade, designada pela Semur. A diretoria executiva é composta por Walter Pinto Júnior como presidente, representando o segmento do poder público; Alexsandra Leitte como vice-presidenta e José Jorge Neris dos Santos como secretário executivo, ambos representantes da sociedade civil.

O presidente eleito destacou a missão do conselho. “Esse será um mandato diverso e coletivo, no qual teremos o desafio de implementar, junto à Semur, as iniciativas do Plano Municipal de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos LGBT+. Segurança à vida, respeito à diversidade, dignidade e equidade são os valores que defendemos”, declarou Walter Pinto Júnior. O termo de posse dos conselheiros deverá ser assinado nos próximos dias.