Notícias

Salvador: Festival Julho das Pretinhas promove programação diversificada nesta quinta (25) e sexta (26)

Sarauzinho_daCalu_Ft_Divulgacao

Como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e do projeto Julho+Solar, que comemora os 35 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista, em Salvador, acontece nesta quinta (25/07) e sexta-feira (26) o Festival Julho das Pretinhas. Voltado para o público infanto-juvenil, o festival arte educativo, em sua primeira edição, é pautado em questões de valorização e reconhecimento da identidade da mulher negra.

A programação é diversificada e inclui oficinas ludo criativas, ciranda das palavras (roda de conversas), exposição de bonecas pretas, desfile das pretinhas, com apoio de marcas como Negrife e Coletivo Alaafia, e apresentação de grupos artísticos e do espetáculo Sarauzinho da Calu, com direção Cassia Valle e Leno Sacramento.

O Julho das Pretinhas surge na perspectiva de criar agenda negra feminista para o público infanto- juvenil, objetivando o impulsionamento das trajetórias de ações referentes as atividades de formação, com recorte  específico nas questões das identidades e representatividade  do universo feminino latino americano e caribenho e, difusão das possibilidades no universo infantil e juvenil reconhecendo o mundo como promotor de narrativas criativas e indenitárias .

No primeiro ano o tema escolhido é a Lei 10.369/2003 e as novas práticas da sua utilização. O evento terá as participações de Lorena Passos, do canal Passos Entrelinhas; da professora Drª Ana Célia da Silva, pedagoga e ativista do Movimento de Mulheres Negras; e a professora Gicélia Cruz, na Cirandas das Palavras discutindo suas contribuições sob essa ótica.

O festival foi criado em parceria de instituições educacionais, grupo de artistas e educadores do Centro Educacional Maria Felipa, nas pessoas de Sandra Oliveira e Neide da Cruz, o Centro de Pesquisa Giros de Arte, Cassia Valle e Débora Landim, músicos e artistas integrantes do Espetáculo  Sarauzinho da Calu.

Programação:

Quinta-feira (25/07)

14h – Conferência de abertura: lançamento do Festival Julho das Pretinhas

14h15 – Pronunciamento de abertura e boas vindas
Cássia Valle
Sandra Oliveira – Diretora Pedagógica do Centro Educacional Maria Felipa
Capitã Sheil
Flavia Santana – Idealizadora do Instituto de Beleza Essência dos Cachos

14h30 – Ciranda das Palavras: a Lei 10.369/2003 e as novas práticas da sua utilização
Palestrantes: professora Dra. Ana Célia, youtuber Lorena Passos e professora Gilcélia Cruz
Mediadora: Neide da Cruz

15h15 – Momento cultural:  Sarauzinho da Calu

Sexta-feira (26/07)

9h30 – Bate Papo com a escritora Cássia Valle

10h – Desfile das Pretinhas

10h30 – Sarauzinho da Calu