0800 Cultural

Salvador: exposição “Ojú” é aberta nesta terça (06) no Palacete das Artes

Palacete_das_ArtesFilhosdasarjeta

O artista visual baiano Ronald Borges Júnior abre a exposição “Ojú” nesta terça-feira (06/08), às 19h, na Galeria Mansarda do Palacete das Artes, em Salvador. O título é uma referência a “olhos” na língua iorubá, influente em todo cotidiano da Bahia. Compõem as 22 obras da mostra pinturas, esculturas e uma instalação com seção audiovisual, com trabalhos produzidos entre 2016 e 2019.
A visitação acontece de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h, até o dia 08 de setembro.

Dentre a obras destacadas pelo artista estão “Os Capoeristas”, vencedora do Prêmio Giuliano Ottaviani, realizado pela galeria Eclética World Itália; “Boca da Misericórdia”, sua primeira escultura; “Desordem e Regresso”, sobre o atual cenário político do Brasil, retratando personagens como Marielle Franco.

O público também poderá contemplar “Época de Pipa” que, segundo Ronald, é “um registro da infância e da puberdade soteropolitana, tão importante para as muitas crianças e adolescentes que, entre os meses de janeiro e fevereiro, estão de férias, e podem voar livres com suas pipas”. A obra “Filhos da Sarjeta” é uma abordagem às diferentes miscigenações, sendo uma crítica à definição de raças entre negros e pardos e toda sua análise inferiorizada pelo dicionário e pela sociedade, conforme explica o também escultor, fotógrafo e poeta baiano.

Ronald Borges Júnior defende que sua arte teve influência de Jean-Michel Basquiat, Mario Cravo Júnior, Carybe, Pierre Verger entre outros, e se apropriou de diversas técnicas como: acrílica, pastel seco, carvão, spray, argila, madeira, nankin e pedras. Numa instalação na Galeria, o artista presta uma homenagem a artistas de referências para suas obras como Juarez Paraíso, Mario Cravo Júnior, Baiana System, Pierre Verger, Carybé, e muitos outros. “Há também muita manifestação de minha característica crítica e política através de cartazes e frases de diversos artistas de meu convívio expostas ao longo da galeria”, complementa.

Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (71) 3117-6987.