Cultura e Entretenimento Salvador

‘Salvador em Suspenção’: Fotolivro digital apresenta imagens inéditas de Salvador na quarentena

suspensao

Diante dos vazios e espaços em suspensão em diferentes partes de Salvador durante a quarentena de 2020, o artista Marcelo Terça-Nada registrou uma série de imagens que remontam o imaginário da cidade que conhecemos. O projeto Salvador em Suspensão lançará neste domingo (4),  um livro digital.

O livro digital será disponibilizado gratuitamente através da plataforma do projeto Salvador em Suspensão. Serão realizados dois encontros virtuais entre o artista, a editora Gris e os críticos colaboradores, primeiramente, ao longo do processo de produção e, em seguida, no ato de lançamento do fotolivro (ambas as conversas irão ocorrer no instagram do projeto).

Além das narrativas fotográficas do artista, a obra apresentará textos críticos assinados pela curadora Alejandra Muñoz; pelo historiador e escritor Washington Drummond; pela artista e pesquisadora Lia Krucken e pela escritora Lúcia Castello Branco. A edição do livro está sendo realizada em colaboração com a editora GRIS e terá identidade visual da Tanto Criações Compartilhadas.

“Numa cidade marcada pelo uso intenso do espaço público, esse vazio representa uma mudança marcante na paisagem urbana. Mas que imagens essa cidade em quarentena gerou? Ou melhor, quais imagens poderiam contar um pouco do que foi a cidade nesse período? Quais imagens da cidade só existiram durante a quarentena? O que se revela nesse vazio? O que é a experiência de percorrer essa cidade vazia? Quais imagens disparam o olhar durante esse percorrer?”, comenta o artista.

O autor das imagens respeitou a quarentena e só saiu de casa para buscar alimentos na Feira Agroecológica do bairro 2 de Julho, em saídas a cada duas semanas e respeitando todas as orientações de segurança da OMS e dos governos estadual e municipal. As saídas foram feitas de bicicleta e, a cada vez, foi tomada uma rota diferente, estendida, que possibilitou percorrer várias partes da cidade e se deparar com imagens de um momento histórico de exceção.

Serviço

O que: Mesa de ABERTURA do projeto  | LIVE de lançamento do livro “Salvador em Suspensão”

Quem: Marcelo Terça-Nada, Editora Gris, Tanto Criações Compartilhadas e colaboradores (participantes à confirmar)

Quando: 04 de março de 2021, às 19h

Onde: instagram.com/salvadoremsuspensao

Site: www.emsuspensao.redezero.org