Salvador: centros de atendimento à mulher recebem curso de defesa pessoal gratuito

eb42e12f-f6a3-4fbe-9c00-6bf949d5aa3e.jpeg

Um curso de Defesa Pessoal será oferecido de forma gratuita em Salvador para mulheres que passam ou não por situações de violência. As aulas acontecerão no Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris, e no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira.

Na unidade dos Barris, as atividades acontecerão nesta sexta-feira (19/10) e nos dias 22, 24 e 26 de outubro, sempre das 14h às 16h. Já no Camsid, as aulas ocorrerão dias 26, 29 e 31 de outubro, e 05 de novembro, no mesmo horário. Para participar do curso, as interessadas podem entrar em contato com o CRAMLV pelo telefone (71) 3235-4268, e com o Camsid pelo (71) 3611-6581. As vagas são limitadas, conforme à lotação dos espaços.

Segundo a coordenadora dos Centros de Referência e Casas de Acolhimento da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Maria Auxiliadora Alves, a capacitação não visa estimular combate corpo a corpo com um agressor, seja dentro de casa ou na rua, e nem incentivar mulheres a entrarem em confronto, “mas que elas aprendam a usar técnicas para poderem se desvencilhar de uma investida, para buscar ajuda ou pedir socorro”, explica.

Ainda de acordo com Auxiliadora, qualquer ação que proteja um indivíduo de uma situação de violência pode ser considerada um ato de autodefesa. Por isso, a prática de defesa pessoal também trabalha a autoconfiança do praticante, melhorando a coordenação motora, condicionamento físico, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, visão periférica, velocidade de reação e todos os outros aspectos corporais importantes. “Realizamos esse curso nos últimos anos e elas gostaram demais. Trata-se de uma oportunidade para trabalhar com corpo e autoestima”, acrescenta.

A ação é realizada através da parceria entre a SPMJ e a Guarda Civil Municipal (GCM).

scroll to top