Notícias Poder Público

SAC Digital lança serviço de acesso à Carteira de Trabalho Digital

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) Digital acaba de lançar mais um serviço para os cidadãos baianos. Agora é possível solicitar a nova Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) através da plataforma.  O serviço é gratuito e já está disponível no site www.sacdigital.ba.gov.br, e no aplicativo ‘SAC Digital’. Para realizar a sua, basta clicar em “Obter CTPS Digital”. O usuário é redirecionado para o site do Ministério da Economia, onde deverá criar um cadastro com seus dados pessoais.

Segundo o Governo do Estado da Bahia, estas informações são utilizadas na conta de acesso único do governo federal, onde serão validadas. Os novos usuários ainda responderão questionário sobre sua vida laboral e previdenciária, recebendo senha provisória para o primeiro acesso. Caso o usuário já possua a conta de acesso único, irá consultar a Carteira de Trabalho Digital informando o número do CPF e senha. As anotações trabalhistas são disponibilizadas pelos empregadores no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista (eSocial).

Quem possui a CTPS física pode guardar o documento, pois continua sendo uma forma de comprovar seu tempo de serviço em empresas e contratos anteriores. As informações sobre as novas contratações, férias, salários, entre outros, serão feitas eletronicamente e poderão ser consultadas pela internet.