Bahia Notícias Político Saúde

Rui Costa afirma que a Bahia já está com tudo pronto para iniciar vacinação contra Covid-19

Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook

Com o pedido emergencial para utilização das vacinas AstraZeneca/Oxford e da CoronaVac, enviados pela Fiocruz e Instituto Butantan, respectivamente, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (8), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), assegura que o estado já está apto para iniciar a vacinação.

“Já estamos com tudo pronto. Conseguimos comprar todo o material, as seringas, conseguimos comprar os refrigeradores para distribuir nas regiões”, afirmou hoje o governador.

“Todas as cidades serão contempladas. A prioridade será por grupo de risco. Vamos progressivamente até o final do ano, se Deus quiser, vacinando toda a população. Eu espero que o Governo Federal atrapalhe menos, se não pode ajudar pelo menos atrapalhe menos para gente poder vacinar o quanto antes”, complementou.

Na quinta-feira (7), Rui Costa havia estimado que a vacinação deve começar em no máximo 30 dias em todo o estado. O governo estadual aguarda a liberação das duas vacinas, mas afirma que tem acordo com a vacina Sputnik V para aquisição de 50 milhões de doses, caso necessário.

Os pedidos de emergência foram protocolados nesta sexta-feira e a Anvisa tem até 10 dias para responder. Este prazo exclui eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações, a serem apresentadas pelo laboratório.