Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados

rodrigo-maia-eleição.jpg

O deputado continua no cargo que assumiu em julho do ano passado. Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara para o biênio 2017-2018, em primeiro turno. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (2) e demista continua no cargo que assumiu em julho do ano passado, substituindo o então presidente, Eduardo Cunha.

Mesmo diante de protestos dos colegas de Casa, Jovair Arantes, André Figueiredo e Júlio Delgado – também candidatos à presidência – o deputado conseguiu liberação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso Mello na quarta-feira (1) para participar da disputa.

Eles entraram com um mandado de segurança argumentando que a Constituição Federal e o Regimento Interno da Câmara proíbem a reeleição de membros da Mesa Diretora para o mesmo cargo dentro da mesma legislatura. Maia alegou que a regra não se aplicava ao seu caso, já que havia sido eleito para um mandato “tampão” e não para um regular.

Em seu discurso, o presidente eleito defendeu a aprovação, ainda neste semestre, das reformas trabalhista e previdenciária. Ele ainda afirmou que durante sua gestão irá privilegiar a discussão de um novo pacto federativo, diante das dívidas dos estados e municípios, e da reforma política.

Informações da Agência Câmara

scroll to top