Rei de cidade nigeriana declara Bahia como Capital Iorubana das Américas

normal_1528715805IMG_0023.jpg

O rei Ooni Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi, de Ile-Ife, cidade localizada na Nigéria, declarou a Bahia como a ‘Capital Iorubana das Américas’. O título foi dado durante ato realizado no último domingo (10/06), no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador.

O evento contou com a presença de uma comitiva de autoridades políticas, sacerdotes e sacerdotisas africanas, além das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e da Cultura (Secult), e representantes de comunidades locais de matriz africana.

Neste ano, o Brasil foi escolhido para iniciar o calendário oficial de visitas do rei, tendo da Bahia como centralidade, estado que aderiu às ações da Década Internacional Afrodescendente, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Reconhecemos nossos laços históricos com a Bahia e com este povo valente, assim como o protagonismo cultural das pessoas de descendência africana que, ao longo dos últimos séculos, vêm preservando os valores culturais, históricos e religiosos, sobretudo dentro da visão iorubana”, afirmou o rei Ooni Ogunwusi. Para ele, ganha destaque os esforços baianos pelo resgate da autoestima de gerações afrodescendentes, além das ações para promoção da “plena cidadania, igualdade de direitos, emancipação política e econômica do povo negro”.

scroll to top