Quilombo de Cordoaria: Grupo Engenho reforma Casa de Farinha

casa-de-farinha.jpg

Foto: Divulgação

Desativada há mais de dez anos, a Casa de Farinha localizada no Quilombo de Cordoaria, em Camaçari, será reinaugurada no domingo (26), às 10h. A estimativa é de que o local consiga produzir cinco toneladas do produto por mês.

A fonte de renda da comunidade retoma as atividades e o responsável pela reforma é o Centro de Atividades Sócio Educativo Capoeira Engenho. O conselheiro municipal de cultura e professor de capoeira, Jorge Pica-Pau, explica que o projeto nasceu a partir da proximidade do grupo com a comunidade.

Conselheiro municipal de cultura e professor de capoeira, Jorge Pica-Pau. Foto: Reprodução Facebook

Conselheiro municipal de cultura e professor de capoeira, Jorge Pica-Pau. Foto: Reprodução Facebook

“Então, ao ver a necessidade de restauração da Casa de Farinha, que é um instrumento histórico e econômico, aí a Associação de Capoeira Engenho, através do aluno formado Pica-Pau, inscreveu o projeto no Edital de Matrizes Africanas e foi contemplado com esse projeto. Aí nasce a reforma da Casa de Farinha de Cordoaria”, conta.

A ação é parte do Projeto Multicultivo Quilombolas de Cordoaria e é contemplada pelo Edital de Apoio a Empreendimentos de Matriz Africana de 2014, da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Para o desenvolvimento do trabalho, foram destinados R$ 121 mil em recursos.

A agricultura familiar e comercialização de produtos derivados da mandioca são o ponto forte da localidade. Porém, mais do que produzir farinha, o objetivo é dar apoio às “beijuzeiras”, feirantes e agricultores locais. O capoeirista informa que outros planos estão em andamento como o banco de sementes de mandioca e plantas medicinais e o projeto piloto de reflorestamento de biriba e plantio de cabaça.

Cordoaria se encontra a 16 quilômetros da sede de Camaçari, no distrito de Vila de Abrantes e tem cerca 260 anos de fundação. Em 2005 foi reconhecida pela Fundação Cultural Palmares.

Programação

A cerimônia de reinauguração terá apresentação da Associação de Capoeira Engenho, com o “Capoema”, e da cantora Marta Zulú, homenageando a comunidade.

scroll to top