Cultural Teatro

Quaseilhas: espetáculo em Yorùba abre temporada em Salvador

Foto: Taylla de Paula
Foto: Taylla de Paula

Criar nos vazios da memória afrodiaspórica. Esta é o convite de “Quaseilhas” ao espectador, primeira obra cênica brasileira integralmente em Yorùba (um dos idiomas africanos), com concepção, direção e oríkì’s de Diego Pinheiro. O espetáculo abre temporada nesta quarta-feira (10/04), às 20h, no Mercado Iaô, no bairro da Ribeira, em Salvador, e segue em cartaz até o dia 04 de maio, sempre às quartas, às 20h, e quintas e sábados, às 19h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Uma visita às memórias para lembrar do futuro. A busca por sair dos limites do tempo. É de tudo isso que é feito o “Quaseilhas”. A montagem faz um trânsito entre às lacunas da memória afro-diaspórica, tendo como ponto de partida as memórias familiares do criador e dos seus colaboradores, Laís Machado, Diego Alcantara e Nefertini Altan, mesclando visualidades, canto e performatividades.

A escrita se deu através da estrutura do oríkì, literatura oral dos povos yorùbá, como linha de acesso aos vazios dessa memória e como ferramenta de criação dentro desses espaços vagos.

Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor
Banner Ags9