“Quarentena Saudável”: Sudesb promove aulas virtuais com dicas de atividades físicas

exercicios-fisicos-casa.jpg

Foto: Reprodução

 

Em virtude às medidas de isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus, a Superintendência dos Desportos do Estado Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), está promovendo o projeto #QuarentenaSaudavel, com publicação diária de vídeos relacionados à atividades físicas que podem ser feitas em casa, principalmente para o público mais idoso. Com duração de três a cinco minutos, as aulas estão sendo veiculadas no perfil institucional @sudesbesporte, e trazem orientação de profissionais de Educação Física.

“Como a atenção ao público idoso com atividade física é uma ação importante do nosso dia a dia, criamos este canal de comunicação com pessoas vinculadas a projeto desenvolvido em núcleos sociais, mas também possibilitando que interessados das mais diferentes idades de toda a Bahia também possam participar da atividade virtual, cujo objetivo é levar orientação para que tenham uma melhor qualidade de vida nesta quarentena. Gradativamente, vamos incorporando outros movimentos, com vista a ampliar o público atendido”, informa o diretor da Sudesb, Vicente Neto.

Profissional de Educação Física, a professora Ângela Barbosa conta estar sendo uma experiência positiva e gratificante. “Com essa iniciativa, estamos contribuindo para o fortalecimento físico e também emocional das pessoas para passarem por este período de isolamento social. O retorno de alunas está sendo um estímulo importante para aperfeiçoarmos cada vez mais o trabalho que estamos desenvolvendo”, afirma.

IMUNIDADE

“A importância da prática da atividade física já está muito bem esclarecido para todos nós. Os benefícios para o sistema cardiovascular, metabólico, imunológico, saúde mental são muito bem relatados na literatura” destaca Francisco Pitanga, profissional baiano de Educação Física e doutor em Saúde Pública.

Ainda de acordo com o profissional,  o fato novo é que estudos científicos recém-publicados por espanhóis e americanos relatam a importância da prática de exercícios para melhorar os sintomas físicos e mentais provocados pelo confinamento durante a pandemia do coronavírus. “Além disso, outros estudos ressaltam também a importância do exercício físico, existindo ainda estudos de cientistas, gregos, inglês e alemães que reconhecem a prática da atividade física como essencial durante a pandemia, podendo ser feita em casa ou em espaços abertos”, informa Pitanga

scroll to top