Programa Casa Melhor é lançado em Camaçari

22081802315551960.jpeg

Foi anunciado nesta quarta-feira (22/08) pelo prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, o programa de melhorias habitacionais Casa Melhor, executado pela Secretaria de Habitação (Sehab). A iniciativa tem o intuito de recuperar e melhorar unidades habitacionais nos mais de 80 bairros da cidade e tem como meta beneficiar 25 mil unidades.

O portal Cidade Satélite esteve na coletiva de imprensa e obteve mais informações sobre o perfil da mão de obra que será empregada na iniciativa e quais mecanismos serão utilizados para garantir o cumprimento dos parâmetros do programa [veja vídeo]

https://youtu.be/4-e1TfT8x2U

 

Em cada residência que necessite de intervenção é pretendido o investimento de R$ 5 mil. Entre as reformas que podem ser feitas na casa estão o revestimento em alvenaria, revestimento no teto, reboco, substituição ou instalação de portas e janelas, pintura, substituição de peça sanitária, entre outras.

A primeira localidade a receber o programa Casa Melhor será Vila de Abrantes. Segundo a Prefeitura, a escolha do local se deu através de um diagnóstico socioeconômico da comunidade, formulado com o auxílio do geoprocessamento de dados espaciais. A data da entrega da primeira casa será realizada no dia 29 de agosto.

De acordo com o secretário de Habitação, Júnior Borges, serão entregues inicialmente 30 casas. Logo após, mais 40 serão contempladas. “Temos a meta, nesta primeira fase do programa, de contemplar 200 famílias na região”, pontuou. Foi anunciado também as próximas localidades que devem ser contempladas: os bairros Mangueiral e Jaraguá.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as empresas responsáveis pela execução das obras priorizarão a contratação de mão de obra do bairro. Os bairros também devem ganhar requalificações, com obras de infraestrutura, como pavimentação de ruas, escadarias, praças e quadras.

Como funciona o programa

A Sehab, com o grupo de assistente social, vai até a casa do morador fazer uma avaliação social para verificar se o beneficiário se encaixa nos critérios do Programa. Em seguida, uma equipe de arquiteto e engenheiro realiza uma avaliação técnica e estrutural para identificar as principais reformas que podem ser feitas na residência. A partir daí, o morador pode escolher qual reforma deseja fazer, iniciando assim a intervenção na casa.

Escolha da localidade

A Secretaria de Habitação realizou a escolha da primeira localidade em Vila de Abrantes a partir de alguns critérios, detalhadamente analisados:

– Precariedade dos bairros, baseado em dados de IBGE 2010;
– Maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza (Renda per capta inferior a três salários mínimos);
– Maior densidade habitacional;
– Maior predominância de mulheres chefe de família;
– Maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento.

Quem pode participar do programa

– Estar cadastrado no CADÚNICO do Governo Federal;
– Morar em Camaçari há pelo menos cinco anos;
– Famílias com renda igual ou abaixo de três salários mínimos;
– Famílias com mulheres como chefe de família;
– Famílias com idosos;

Famílias que não serão contempladas

– Imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil Municipal;
– Imóveis de aluguel;
– Famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

 

scroll to top