Educação Ativa Notícias

Professores participam de última formação do programa Educar pra Valer

Foto: Tiago Pacheco
Foto: Tiago Pacheco

Na manhã da ultima segunda-feira (21/10), aproximadamente 65 professores do 2º ano da rede municipal de ensino participaram do terceiro e último curso de formação do programa Educar pra Valer, no auditório da Secretaria de Governo (Segov).

A proposta da formação é para que os docentes possam se aprofundar diante dos materiais didáticos que estão sendo utilizados nas unidades de ensino, seguindo as orientações propostas pelos cadernos, tirando dúvidas e adquirindo novos métodos para a transmissão do conhecimento voltado para o processo de aprendizagem da alfabetização de crianças. Além do conteúdo teórico, momentos de interação entre os docentes por meio de dinâmicas também foram proporcionados.

Lecionando há 32 anos, a educadora Tânia Maria, que atualmente ensina na Escola Municipal Sílvio Pereira Santos, em Catu de Abrantes, também participou da formação. Para ela, encontros como este são oportunidades de aprender algo novo. “Acho válido participar, mesmo tendo 32 anos profissão, pois todo dia é dia de se aprender coisas novas, pedagogia e momento novo. É muito bom. Gosto e participo de todos para melhorar o ensino dos nossos alunos”, comentou.

Na oportunidade, foram abordados os conteúdos relacionados à fluência da leitura, língua portuguesa e matemática. “A cada encontro, os professores estão compreendendo melhor o que é o programa e estão mais envolvidos na realização do mesmo. Na proporção que eles vão utilizando os cadernos, eles entendem melhor a proposta e vão ficando mais tranquilos e participativos nas formações”, avaliou a formadora do 2º ano do programa, Alemilda Silva Aragão, que realizou a capacitação dos docentes.

A coordenadora municipal do Educar pra Valer, Hosana Gonçalves, explicou sobre a importância de o município aderir propostas como essas. “Camaçari resolve fazer a adesão ao programa Educar pra Valer por entender que traz uma proposta pedagógica que potencializa de forma significativa a condução do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Então é um programa que nos oferece formação para equipe gestora, coordenadores pedagógicos, professores e a equipe técnica da Secretaria de Educação, que fazem o acompanhamento diretamente nas escolas e este movimento contribui para uma condução mais significativa da aprendizagem”.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari

Sobre o Autor

Redação AGS9

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *