Proerd certifica mais 307 alunos da rede municipal de Camaçari

Cerimônia-Proerd-10.jpeg

Foto: Tiago Pacheco

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) certifica mais 307 alunos da rede municipal de ensino. A cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira (29/11) e contemplou estudantes do 1º e 2º ano das escolas Eliza Dias de Azevedo, Maclina Maria da Glória, Thomaz Camilo e Giltônia Pereira de Souza, todas localizadas na Costa de Camaçari.

Durante 10 encontros, os jovens aprenderam diversos ensinamentos sobre como se manter em segurança dentro e fora de casa. As aulas foram ministradas por dois instrutores da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o sargento Adilson da Guia e o cabo Ramiro da Silva, ambos homenageados e elogiados pelos alunos e superiores.

Como culminância das atividades desenvolvidas em cada escola, as crianças registraram por meio de desenho os ensinamentos aprendidos através do programa. Cada escola teve um aluno de destaque, que além do certificado recebeu de presente um brinquedo. Foram eles: Jonatas de Jesus, da Escola Eliza Dias de Azevedo; Geyciane Lima, da Giltônia; Fernanda Carvalho, da Maclina; e Deisielle Santos, da Thomaz Camilo.

Empolgados com os presentes, os jovens falaram sobre os conhecimentos adquiridos. Fernanda aprendeu que não pode atravessar a rua sozinha; Já Deisielle, explicou que tem que contar até 10 para ficar calma, enquanto Geyciane e Jonatas lembraram que não devem aceitar objetos e presentes de estranhos, “pois eles podem nos fazer muito mal”. Os dois pequenos possuem oito anos e fazem o primeiro ano escolar.

O prefeito Elinaldo Araújo foi representado pelo vice-prefeito, José Tude, que parabenizou a Polícia Militar por mais uma turma formada. “A polícia é uma instituição centenária que tem se dedicado não só em garantir a segurança, mas manter uma relação mais próxima da sociedade e através do programa tem alcançado grandes resultados, conscientizando nossos jovens sobre a importância de se manter longe das drogas e de situações de violência”, pontuou.

O subcomandante da 59ª CIPM, o capitão Davi de Almeida Pereira Filho, relatou a satisfação em chegar ao término de mais um trabalho junto às crianças. “Estamos contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres. Quero que vocês sempre lembrem que a PM é amiga de cada um de vocês e tenham certeza que nós confiamos e acreditamos em vocês”, concluiu.

O Proerd tem como finalidade ofertar atividades educacionais voltadas à prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas e à violência, bem como estabelecer uma relação de confiança entre a Polícia Militar, o cidadão e a família. Em Camaçari, o Proerd já atendeu mais de seis mil crianças, ao longo dos 12 anos de atuação. Só em 2019, a sede deve atingir um total de 855 crianças formadas até o final do ano, além de mais 976 na Costa da cidade. Atualmente, o programa na Bahia é o terceiro estado do país que mais forma alunos.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari

scroll to top