Produção cultural premiada reúne em galeria virtual vivências e memórias da população negra; saiba como participar

acervo.png

Foto: Divulgação

 

A coletiva de produção cultural Denda realiza o Acervo Imediato, projeto virtual que busca reunir memórias e vivências de pessoas negras em uma galeria colaborativa a partir de postagens no Instagram. A atividade foi selecionada em 2020, pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas – coordenado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), e visa a composição de obras que dialogam com a proposta de construir registros da pluralidade da identidade negra.

Para participar e contribuir com a iniciativa, os usuários da rede podem interagir, compartilhando suas histórias e experiências através de fotos, vídeos ou stories do próprio perfil utilizando a hashtag #acervoimediato e marcando a @dendacoletiva.

Segundo a coletiva, as publicações poderão servir de inspiração na composição de narrativas visuais que serão elaboradas pelas artistas baianas Jamile Cazumbá, Safira Moreira e Shai Andrade, convidadas pela Denda a apresentarem uma mostra virtual em meados de abril. Cada uma delas desenvolverá um trabalho artístico em linguagem visual, que pode ser relacionado à fotografia, videoperformance, ilustração, entre outros. 

“O que a gente quer é que as pessoas negras compartilhem o que elas fazem no cotidiano, trazendo memórias positivas e mostrando outras possibilidades dentro do mundo que vivemos. O que mais se tem dessa população muitas vezes são imagens negativas, produzidas por outras pessoas, que trazem uma visão carregada de estereótipos”, destaca Nathália Procópio, uma das cinco integrantes da Denda. “As pessoas podem fotografar momentos como uma plantação em um jardim, aniversário com o filho, um livro, um filme que inspira, uma conquista, um encontro, ou seja, tudo que acontece no presente e que traz carga afetiva para guardar e compor essas memórias do agora”.

scroll to top