Notícias

Prêmio de Incentivo à Educação: escolas de Camaçari recebem 10 mil reais

Foto: Tiago Pacheco
Foto: Tiago Pacheco

As escolas de Camaçari, Experimental Professora Marina Tavares Cardoso e Parque Florestal, foram as grandes vencedoras do Prêmio de Incentivo à Educação, edição 2019.  A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira (26/11), no Teatro Cidade do Saber, e cada unidade recebeu o valor de R$ 10 mil.

Representando a secretária de Educação, Neurilene Martins, a diretora pedagógica, Maria Aparecida de Castro, agradeceu a parceria do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), “inclusive em formações para professores, gestores e equipe técnica”. Já o superintendente de Comunicação do órgão, Érico Oliveira, falou sobre a premiação. “A gente prefere falar do resultado da escola que se empenha, que participa, para o aluno que assume a liderança de trabalho, para aquele que fica lá no fundinho da sala, mas pode fazer a diferença no futuro”.

Com o tema Ser transformador: qual seu jeito de agir no mundo, a Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso levou o prêmio. A gestora da unidade, Geiza de Souza, falou sobre a participação de escola. “Foi aprendizado! Houve as dificuldades, mas houve também o compartilhar das alegrias”. Felicidade também foi o sentimento da aluna, Letícia Santana de Souza, 9 anos. “A gente aprendeu a ler mais, estudar e escrever. No meio do projeto teve gente que aprendeu a ler, estava desenvolvendo”.

A gestora da Escola Municipal Parque Florestal, Telmária Santos, destacou a importância de participar do prêmio com o projeto Comunicação – da pintura rupestre à leitura em rede. “É além do recurso, que é sempre bom. Mas da autoestima da criança, da valorização do trabalho, do comprometimento do professor, que está ali, no dia a dia das crianças nessa busca incessante que é a aprendizagem, da leitura, da escrita, da oralidade”. Nas duas unidades será definido depois, em conjunto com a comunidade escolar, em que será investido o valor recebido.

As escolas finalistas se destacaram na implementação dos projetos e foram classificadas para a etapa final, cinco de Camaçari e cinco de Dias d´Ávila, saindo duas premiadas de cada município. As escolas com projetos selecionados para a etapa final terão as experiências pedagógicas transcritas em uma publicação a ser divulgada na rede municipal de ensino das duas cidades.

O Prêmio de Incentivo à Educação é uma iniciativa das empresas do Polo Industrial de Camaçari e é realizado em parceria com as secretarias de Educação de Camaçari e Dias d’Ávila. O objetivo é contribuir para o fortalecimento do ensino e aprendizagem nas escolas públicas municipais, com foco no desenvolvimento dos alunos em Leitura, Expressão Oral e Escrita.

De Camaçari, as demais escolas finalistas foram: Centro Educacional Paulo Freire e as escolas municipais Edelzuita Barreto e Fonte da Caixa.

 

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari

Sobre o Autor

Redação AGS9

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *