Notícias Poder Público

Prefeito de Camaçari entrega PMIA para avaliação do Legislativo

Foto: Tiago Pacheco
Foto: Tiago Pacheco

O Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA) já foi entregue pelas mãos do prefeito Elinaldo Araújo para avaliação do Poder Legislativo. O ato ocorreu durante uma cerimônia aberta ao público, realizada nesta quinta-feira (31/10), na Cidade do Saber, e após aprovação do documento na Câmara de Vereadores será sancionado pelo Executivo.

O plano é uma iniciativa pioneira em Camaçari e o prefeito Elinaldo Araújo entregou o documento ao vice-presidente da Câmara, o vereado Dilson Magalhães Jr. No momento, aproveitou e pediu que o conduzisse para aprovação e que desse esse presente para o município, ele ainda fez questão de pontuar que “mais importante do que a lei e as ações realizadas para a infância e a adolescência está a forma de tratamento do dia a dia, o exemplo que estamos dando para eles. Estou feliz porque as nossas crianças vão ter um futuro melhor, já que estamos organizando a cidade para elas”.
A Plan Internacional, responsável pela elaboração do plano, apresentou o conteúdo do PMIA. O conteúdo inclui o marco histórico e legal das políticas para criança e adolescente, metodologia para elaboração, principais eixos, diretrizes e objetivos estratégicos, marco institucional, plano de ação e monitoramento e avaliação.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC), Janete Ferreira, este foi um dia para comemorar. “O PMIA foi construído pelas mãos de vocês, pela rede colaborativa, este foi um trabalho feito com muito amor. Não tenho dúvidas de que as políticas públicas foram trabalhadas nas metas, resultados, ações, indicadores que foram apresentados”.
A construção do PMIA foi encabeçada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin). O titular da pasta, José Matos, destacou o trabalho realizado e o significado da iniciativa.  “O PMIA é um plano decenal que é criado para nós camaçarienses nos preocuparmos com nossas crianças e adolescentes. Hoje estamos dando um passo largo para cuidar melhor das nossas crianças, do nosso futuro, do nosso país”, afirmou, ao citar algumas iniciativas executadas pela Prefeitura, voltadas para esse público, como a sala de escuta e o Centro de Atenção à Saúde da Criança.
Mãe de João Gabriel, 6 anos, Saiane de Almeida, 37 anos, destacou a importância do plano e falou sobre o evento. “Ele é o público-alvo. Acho ótimo, minha expectativa é melhorar o atendimento para meu filho que já é muito bem assistido pela rede pública. Vim para conhecer mais, entender e participar”.
O estudante do 6° ano da Escola Municipal Cosme de Farias, Gilmar Araújo, 12 anos, falou o que pensa sobre o PMIA. “Acho que é muito bom, pode estar dando alguma estrutura para algumas pessoas que acham que não tem futuro. Estava até conversando com meus colegas, e eles concordam, que foi um plano muito bem pensado”.
O evento contou ainda com exposições, apresentações culturais, artísticas, esportivas e musicais. Ainda falaram um pouco com o público os titulares das pastas que estiveram envolvidas na elaboração do documento.
Estavam presentes o vice-prefeito, José Tude, a primeira-dama, Ivana Paula, autoridades municipais do Executivo, Legislativo, Judiciário, Militar e da Sociedade Civil.
Para a construção e consolidação do documento, a Serin realizou uma série de atividades com a participação da sociedade civil organizada e agentes da rede colaborativa com a promoção de fóruns, seminários e oficinas. A última etapa antes de ser entregue ao chefe do Executivo foi a apresentação do PMIA ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari