Notícias Poder Público

Prefeito acompanha limpeza de praias e garante continuidade dos serviços

Foto: Ascom/PMC
Foto: Ascom/PMC

“Estamos empenhados em manter nossas praias limpas”. O prefeito Elinaldo Araújo acompanhou, na tarde desta quarta-feira (23/10), o serviço que as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Turismo (Setur) e Defesa Civil estão realizando nas praias de Camaçari. A ação municipal que teve início no dia 8 de outubro, com a identificação das primeiras manchas de óleo no litoral camaçariense, seguiu com a articulação de um grupo de trabalho unificado que, com o apoio de voluntários, tem garantido uma força de trabalho permanente no município.

De forma estratégica, a gestão municipal tem agido em duas frentes para minimizar os impactos: com a limpeza das praias/apoio aos voluntários e através da interlocução com o Estado, órgãos ambientais e a governança turística Costa dos Coqueiros. Mesmo apresentando estabilidade nas ocorrências de novas manchas no município, o entendimento do prefeito Elinaldo é de criação de soluções integradas, que garantam o apoio a todos os municípios, impedindo que as substâncias retornem para o mar e atinjam novos pontos.

“Depois de muito trabalho, tiramos 16 toneladas de óleo da nossa Costa e eu quero dar essa notícia para o povo de Camaçari e para a Bahia de que nesse momento as nossas praias estão estáveis. Eu gostaria de parabenizar o trabalho da Defesa Civil, voluntários, Secretaria de Turismo, de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente pelo empenho que possibilitou que hoje nossas praias estejam limpas”, agradeceu o prefeito. O gestor também cobrou uma postura mais firme do governo federal e celeridade nas investigações: “precisa dar uma resposta de quem causou esse crime, quem foram os culpados, de onde partiu”.

O balanço das atividades teve a participação do secretário de Turismo, Gilvan Souza, que ficou responsável pelo diálogo com dois importantes grupos, o Comando Unificado do Estado e o trade turístico. “Esse formato de trabalho com divisão de tarefas, apoio do governo municipal e a população que foi para as praias limpar com a gente, possibilitou um resultado rápido e eficiente. O problema ainda não acabou, mas temos uma equipe forte, que está conversando entre si, tem apoio do Ibama, Inema e está trabalhando para proteger nosso ecossistema e a qualidade das nossas praias”, informa o titular da pasta de Turismo.

Completando 12 dias de trabalho diário para remoção das manchas e monitoramento das praias, o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, garante que a equipe continua com fôlego e empenho para seguir com o serviço. “Estamos aqui para garantir a continuidade de um trabalho mais que necessário, onde o resultado de tudo isso é a balneabilidade de nossas praias para poder receber bem a nossa população. Vamos continuar com esse serviço, que não é de responsabilidade nossa, mas é um problema que afeta todo município e estamos dispostos para fazer o melhor”, afirma Ivanaldo.

Na oportunidade, o gestor da Sedur, Genival Seixas, falou sobre o monitoramento ambiental, descarte dos resíduos e a cooperação com os outros municípios afetados pelo óleo. Segundo o secretário, estão sendo realizadas análises periódicas nos leitos dos rios e manguezais e ainda essa semana inicia uma operação com apoio do Ibama para retirada de resíduos, no trecho de manguezal entre a praia de Itacimirim e o Rio Pojuca.

A Prefeitura de Camaçari está de prontidão 24 horas para atuar em todas as praias, monitorando as ocorrências de óleo, auxiliando na limpeza e descarte dos resíduos. Caso novas manchas sejam identificadas nas praias, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari