Educação Ativa Notícias

Prazo para solicitar uso de nome social no Enem encerra nesta sexta (24)

35c8146f-6402-4425-9a00-802175117b02

Pessoas trans inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 devem fazer a requisição para uso do nome social até a próxima sexta-feira (24/05) por meio do link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. O candidato deve inserir o CPF e senha para logar na conta e, em seguida, no canto esquerdo da tela, escolher a opções “Tratamento pelo Nome Social”. Após confirmar que entendeu as condições, o candidato deve informar seu nome social.

O inscrito deverá anexar uma fotografia atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, além de uma cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto aceitos pelo Enem.

O resultado da solicitação será disponibilizada na página do participante a partir do dia 31 de maio. Caso o candidato tenha a requisição negada, pode-se entrar com um recurso do dia 03 a 07 de julho. O resultado do recurso estará disponível a partir do dia 10 de junho.

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019 para os estudantes que não obtiveram isenção encerram nesta quinta-feira (23). O valor é de R$ 85 e pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas e Correios.

Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo tem participação garantida.

As provas serão aplicadas em dois domingos, 03 e 10 de novembro. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil.