Político

Posse de deputados e eleição da mesa diretora acontecem nesta sexta (01º)

Assembleia-Bahia
A posse dos 63 deputados estaduais eleitos para a 19ª Legislatura acontece nesta sexta-feira (01º/02), no Plenário Orlando Spínola, no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. A primeira sessão preparatória será iniciada às 9h30. A eleição para Mesa Diretora ocorre no mesmo dia logo após a posse oficial dos parlamentares. Apenas os deputados estaduais e funcionários com atividades relacionadas ao rito de abertura terão acesso ao plenário.
São nove cargos eletivos que serão disputados na Mesa Diretora para o primeiro biênio (2019 e 2020): presidente, vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 4º vice-presidente. 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário, além de cinco suplentes. Até o encerramento da leitura dos cargos durante a sessão, qualquer deputado pode se inscrever para a disputa, que tem votação secreta.
Câmara Federal – Também nesta sexta, os deputados federais eleitos para a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados serão empossados em sessão, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. Só poderão entrar no local os parlamentares eleitos, senadores, chefes de Poderes, chefes de Estado, autoridades do primeiro escalão dos Três Poderes, além de quatro convidados por deputado.
Senado – Ainda na sexta-feira, 54 dos 81 senadores iniciarão seus mandatos. A cerimônia de posse ocorre antes das reuniões em que serão eleitos o novo presidente da Casa e os demais integrantes da Mesa. No total, são três reuniões, chamadas de preparatórias. A primeira delas, destinada à posse, está marcada para as 15h.