Notícias

Pessoa com deficiência: capacitação em Camaçari discute desafios para sensibilização e inclusão

capacitacao-intersetorial-1024x1024

Na quarta-feira (18/9), acontece a I Capacitação Intersetorial de Camaçari: desafios para sensibilizar e incluir, realizada das 13h às 17h, aberta ao público, no Teatro Alberto Martins.

Promovido pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (FESF- SUS/ FIOCRUZ), em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação (CER II/CEMPRE), a capacitação tem o objetivo de propiciar a atualização dos profissionais sobre temas relacionados à pessoa com deficiência, além da interação entre profissionais e usuários, oportunizando a apresentação dos direitos da pessoa com deficiência e da rede dos serviços disponíveis no município de Camaçari através da Secretaria de Saúde (Sesau).

Coordenadora do CER II, Clarisse Souza destaca que de 2017 até agosto deste ano já foram atendidos pelo órgão 4.515 usuários com algum tipo de deficiência. “Esse evento é de suma importância para discutir avanços e desafios no tratamento e inclusão da pessoa com deficiência em Camaçari”, pontuou.

Gerente de serviços da Pessoa com Deficiência, João Rosendo ressalta os serviços às pessoas com deficiência em Camaçari. “Ocorre o acompanhamento das famílias para avaliações e encaminhamentos necessários dentro da rede de serviços do município. Além disso, as escolas públicas que foram requalificadas, cerca de 30 unidades de ensino, todas possuem acessibilidade. Na Casa da Criança tem piso tátil. CRAS, CREAS de Vilas de Abrantes e Burissatuba tem acessibilidade. As praças requalificadas possuem acessibilidade para cadeirantes”, elencou.