Bahia Mercado e Negócios Notícias

Parque Tecnológico da Bahia abre inscrições para incubação de novas startups

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A seleção de empresas de base tecnológica para serem incubadas e impulsionadas no Parque Tecnológico da Bahia está aberta. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), responsável pela administração do equipamento, reestruturou a Áity Incubadora de Empresas, que passou a ser gerida pela Agência de Inovação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A Áity, também conhecida como Espaço Fortalecer, abrirá vagas, através de chamada pública, para startups que receberão capacitação, orientação e mentoria, através de parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia).

O edital é voltado para startups que possuam CNPJ e registro na Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), com faturamento anual inferior a R$ 4,8 milhões. “Até 12 empresas serão selecionadas para se instalar no Parque Tecnológico, localizado na Paralela, podendo permanecer por um período de até 2 anos. Além da infraestrutura, ofertamos, através de uma parceria com o Sebrae, todo um processo de monitoramento, capacitação e orientação, com o objetivo de deixar a empresa pronta para o mercado. Esperamos que após passar pelo período que chamamos de ‘graduação’, ou seja, a fase em que a startup fica incubada, ela esteja pronta para se tornar uma empresa independente, que possa gerar renda e emprego na Bahia”, disse a secretária da Secti, Adélia Pinheiro.

O monitoramento do Sebrae será em cinco dimensões de desenvolvimento de um negócio: empreendedorismo, tecnologia, capital, mercado e gestão, além de espaço físico de até 40 metros quadrados por empresa incubada.

A trilha de maturidade também prevê orientação empresarial e apoio na formação de estratégias competitivas e crescimento, na identificação de potenciais parceiros, alianças estratégicas de negócios no Brasil e no exterior, na elaboração e encaminhamento de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento e instituições de apoio, entre outros.

Para mais informações acerca da chamada pública, o interessado deve acessar o site http://www.secti.ba.gov.br/aityincubadora. Dúvidas também podem ser esclarecidas através do e-mail aity.incubadora@secti.ba.gov.br. Um cronograma detalhado com eventos virtuais para esclarecimentos de dúvidas será divulgado pela comissão julgadora em breve.