Notícias Poder Público

Palestra alerta para os riscos contra o câncer de mama

Foto: Kelvi Lima
Foto: Kelvi Lima

Na quarta-feira (9/10), aconteceu, no Teatro Alberto Martins, como parte das ações do Outubro Rosa, palestras com pacientes do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc) e profissionais de saúde falando sobre os cuidados que devem ser tomados na prevenção e no tratamento do câncer de mama.

As palestras foram ministradas pela Dra. Carla Paranhos (oncologista), Dr. Paulo Vagner (nutricionista) e pelo educador físico Diego Fontoura. Todos os palestrantes foram unânimes ao afirmar que o melhor remédio é a prevenção através de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada e saudável, evitando principalmente alimentos industrializados.

Durante todo o mês de outubro acontecerão nas unidades de saúde ações educativas quanto à prevenção ao câncer de mama e no Ceonc, onde são oferecidas mensalmente 600 vagas para mamografias na Policlínica, serão oferecidas vagas extras de mamografia e ultrassonografia nas clínicas conveniadas.

Para ter acesso aos serviços do Ceonc, o usuário precisa ir até a unidade, que fica localizada na Policlínica do Centro, com documento de identificação, exames e cartão SUS. Lá, passará por uma triagem para identificar se o tratamento e acompanhamento serão feitos no CEONC ou na Unidade Básica de Saúde de referência do usuário.

Para realizar os exames de mamografia e ultrassonografia, a usuária precisa ir até a Unidade de Saúde de seu bairro, munida com documentos e requisição médica, onde será agendado o dia e horário para realização dos exames na própria Policlínica ou na rede conveniada.

Fonte:

Sobre o Autor

Redação AGS9

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *