Notícias Poder Público Saúde em Foco

CRAM Yolanda Pires teve programação especial de outubro rosa na ultima quinta-feira (25)

Sem título

Como parte das atividades desenvolvidas em alusão ao Outubro Rosa em Camaçari, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Yolanda Pires, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), realizou nesta quinta-feira (24/10), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), o Outubro Rosa CRAM Yolanda Pires.

Direcionada para as mulheres assistidas atualmente e para as que já fizeram acompanhamento no centro, além de servidoras do município, a Feira de Saúde, de acordo com a coordenadora do CRAM, Bela Batista, tem por intuito ampliar o acesso às mulheres no mês de conscientização da prevenção e cuidado à saúde da mulher constantemente. “O objetivo da ação é incentivar as mulheres de Camaçari a buscar o diagnóstico precoce do câncer de mama e também estamos tratando sobre câncer do colo do útero, além de outros atendimentos da área de saúde. A mulher geralmente cuida primeiro do outro. Ela deixa de buscar ajuda para ela, para buscar para um filho, companheiro, pais”, justificou.

Para a gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Andréa Montenegro, as mulheres merecem essa atenção. “Estamos com essa atividade em parceria com a Sesau, trazendo esses serviços, as palestras, com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para sua saúde”, destacou.

Durante todo o dia foram oferecidos serviços como: palestras, aferição de pressão arterial e taxa de glicemia; realização de testes rápidos (HIV; Sífilis, Hepatites B e C); orientações nutricionais (com cálculo de IMC); orientações odontológicas (com distribuição de kits); orientações sexuais (com distribuição de anticoncepcionais e preservativos), além de inscrição no CadÚnico.

A ação foi parabenizada por Ana Cristina Oliveira, moradora do Phoc II. “Eu achei a iniciativa muito boa, porque às vezes encontramos algumas dificuldades para fazer certos atendimentos. Aqui tive orientação com nutricionista, fiz o teste rápido, e ainda tive informações sobre o Bolsa Família. Vocês estão de parabéns!”, disse.

O CRAM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Solicitações de orientação, informação ou agendamento podem ser realizadas por meio do telefone (71) 3627-2481.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari

Sobre o Autor

Redação AGS9

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *