Notícias

Ouça: novo Centro de Referência para População em Situação de Rua é entregue em Camaçari

IMG-20190823-WA0046

Nesta sexta-feira (23/08), foi entregue em Camaçari a nova sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), espaço que integra projetos, programas e serviços que contribuem para o exercício da cidadania e possibilitam a superação da situação de vivência de rua. A inauguração foi marcada também pela entrega de uma nova cadeira de rodas a um dos atendidos pelo equipamento, Raimundo Roque Souza Rios.

O prefeito Elinaldo Araújo destacou que o Centro Pop atende a população que vive na rua com o objetivo não só de conceder benefícios sociais, mas também como possibilidade de acolhimento e para contribuir para o crescimento delas. “O importante é botar na cabeça das pessoas que elas têm que mudar a vida delas e o Centro vai dá esse suporte”, afirmou, ao acrescentar que a equipe do equipamento se tornará uma família para os atendidos. O gestor municipal ainda aproveitou para anunciar que a ordem de serviço para a duplicação do Viaduto do Trabalhador será assinado na próxima semana.

A secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Andrea Montenegro, contou que, ao assumir a pasta e se deparar com a situação das pessoas que vivem na rua, passou a incluí-las nos benefícios concedidos pela Sedes. “E hoje temos o Centro Pop qualificado, oferecendo o acesso a higiene e refeição”, afirmou. A secretária ainda contou que “em poucos meses” deve ser implantada em Camaçari uma casa abriga para atendimento voltado para essa população.

A coordenadora do Centro Pop, Isabela Macedo, destacou aos assistidos que eles são “a razão de tudo que estamos vivendo hoje. Esse espaço é de vocês”, enfatizou, solicitando que os usuários zelem pelo equipamento. Isabela ainda ressaltou a qualidade e humanização no atendimento neste que é considerado um dos melhores Centros Pop da Bahia. “Que possamos, nesse novo espaço, ter cada vez mais resultados”.

Para o vice-prefeito José Tudo, é a primeira vez que a Prefeitura de Camaçari olha para a população em situação de rua. “É para reinserir essas pessoas na sociedade”, destacou.

O Centro Pop tem a finalidade de assegurar os serviços especializados, com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade, resgate, fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e/ou familiares, construção de outros projetos e trajetórias de vida que viabilizem o processo gradativo de saída de situação de rua. É um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Além de ser ponto de apoio para higiene pessoal e alimentação (café da manhã, almoço e lanche), funciona para provisão de documentação e informar e orientar sobre os direitos e o acesso a benefícios socioassistenciais.

O novo Centro Pop conta com recepção, salas de coordenação, atendimento psicossocial, educadores sociais, cozinha, depósito, lavanderia, refeitório e banheiros masculino e feminino com acessibilidade. O equipamento está localizado na Rua Rio Madeira, n° 18, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Banner Ags9
Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor