Ouça entrevista: secretária de Educação de Camaçari destaca ações previstas para 2019

DSC4352_cópia.jpg

Em Audiência Pública na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (21/03), a Secretaria de Educação (Seduc) de Camaçari fez a prestação de contas do 3° quadrimestre de 2018, quando foram apresentados os dados da gestão.

Em entrevista ao Portal Cidade Satélite, a secretária da pasta, Neurilene Martins, afirmou que, para 2019, ainda não há um orçamento definido para a área. “A gente tá, inclusive, discutindo com o Prefeito, […] acho que a gente vai ter suplementação, nós estamos reformando todas as unidades escolares, temos as creches também pra terminar de construir, e esse orçamento será ampliado”, ressaltou.

Além da requalificação da estrutura física de 100% das escolas e da construção das creches, Neurilene destacou outras iniciativas previstas para 2019 “No nosso programa de educação esse ano temos uma ação muito importante que é a tecnologia nas escolas. Já vamos iniciar agora com 15 escolas, com uma parceria com a Google for Education, isso significa a oportunidade desses estudantes poderem aprender  como eles já fazem fora da escola, se utilizando das tecnologias”, contou.

“Ao lado disso, seguindo ainda na linha pedagógica, vamos elaborar o referencial curricular da Educação Infantil. Temos uma orientação do Ministério da Educação (MEC) em relação a regulamentação da Base Curricular, e Camaçari não tem, é preciso que nós avancemos. Fizemos já para os Anos Iniciais [do Ensino Fundamental] e agora pra Educação Infantil, um sistema próprio de ensino”, acrescentou.

Durante o evento, foram entregues notebooks para professores, a serem utilizados pelas unidades de ensino. “Essa entrega, na verdade, foi por conta de exemplos de experiências exitosas. A gente abriu toda rede pra quem quisesse escrever projetos de matemática, esses professores escreveram os projetos e eles foram aprovados. São projetos que eles realizaram na escola e que podem inspirar outros professores a fazerem também, então esses professores, como um prêmio, nós oferecemos notebooks, e fizemos uma homenagem a Escola Zumbi dos Palmares, que é uma escola que também tem nos dado a oportunidade de nos inspirar. Então os notebooks estarão a disposição das escolas”, pontuou a secretária Neurilene Martins.

Ainda na audiência pública, os parlamentares fizeram questionamentos à titular da pasta de Educação. O vereador Jackson Josué (PT) questionou sobre o atraso do começo do ano letivo, o descarte de livros em terreno no bairro do Gravatá e cobrou melhorias do transporte escolar municipal das crianças. Jackson queixou-se ainda sobre a situação da Escola Municipal Denise Tavares, reivindicação reforçada pelo vereador Flávio Matos (DEM), que pediu reforma na unidade.

Flávio Matos, além dos vereadores Zé do Pão (PTB), Fafá de Senhorinho (DEM), Cristiane Barcelar (PRB), Jamelão (DEM) e Rui Magno (DEM), parabenizou o trabalho da Seduc.

Em resposta aos questionamento dos parlamentares, a secretária Neurilene Martins argumentou que herdou o problema do calendário letivo e, em relação ao descarte de livros, ela destacou que o material foi recolhido e eram livros do Estado. A gestora também se comprometeu em reformar a Escola Denise Tavares e construir as duas últimas creches indicadas pelo vereador Zé do Pão.

 

scroll to top