OSBA realiza 2ª edição do “Ciclo Beethoven” no TCA

SerieJorgeAmadoOSBA_ErickVasconcelos_ft_WendellWagner.jpg

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) encerra a programação em abril com duas ações relacionadas ao “Ciclo Beethoven”.  Nesta quarta-feira (24/04), às 19h, estreia o Cineclube na Sala de Ensaio do Piso C do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, com exibição gratuita do filme “Laranja Mecânica”. Na quinta-feira (25), às 20h, realiza um concerto pela Série Jorge Amado na Sala Principal do TCA com regência do maestro Erick Vasconcelos e solos do flautista Lucas Robatto. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Assim como fez com as sinfonias de J. Brahms em 2017 e com as de R. Schumann em 2018, desta vez o ciclo de compositores da OSBA encara o desafio de interpretar todas as sinfonias de ninguém menos que Ludwig Van Beethoven, considerado um dos maiores nomes da história da música. O “Ciclo Beethoven” contempla, entre abril de 2019 e março de 2020, um total de nove edições, uma dedicada a cada sinfonia do compositor, em concertos realizados ao longo da atual temporada.

O Cineclube OSBA, mais novo projeto de extensão da Sinfônica da Bahia, nasce com objetivo de exibir uma seleção de filmes para explorar as conexões entre a música e o universo da 7ª arte. As projeções serão mensais e sempre seguidas de um bate-papo. As primeiras edições tem como foco filmes que se relacionem com a obra de L.V. Beethoven, por ocasião da abertura do “CICLO BEETHOVEN”. O filme que abre o projeto é “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick (1928-1999). A atividade conta com entrada gratuita, mas sujeita à lotação. O projeto é realizado em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA). O debatedor convidado nesta edição é o pesquisador Lucas Ravazzano,

A 2ª edição da Série Jorge Amado em 2019 marca a continuidade do “Ciclo Beethoven” num concerto com regência de Erick Vasconcelos, maestro-fundador da OSBA, contemplando no repertório a “Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op.36” e a “Abertura Egmont”, duas relevantes obras do compositor alemão L.V. Beethoven (1770-1827). O músico Lucas Robatto, chefe de naipe de flautas da OSBA, sola o “Concerto para flauta” do compositor dinamarquês Carl Nielsen (1865-1931), obra que completa o programa da noite.

scroll to top