Notícias

Oficina de revisão do novo PDDU chega a Barra de Pojuca

1

No penúltimo encontro do 1º Ciclo de Oficinas de Participação Social, realizado na noite desta quarta-feira (27/11), foi a vez da comunidade de Barra do Pojuca expor diagnóstico e prognóstico da Camaçari que vivenciam atualmente e a que querem no futuro. Nesta, que foi a sétima oficina de umas das etapas da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Camaçari, a população caprichou no quesito manifestação de ideias e sugestões, pontuando, sobretudo, questões relacionadas ao turismo, a exemplo da solicitação de melhorias no transporte público coletivo e de mais ações de incentivo à arte e cultura na localidade.

O ciclo prevê a realização de um total de oito eventos com este formato, nos quais a sociedade civil e o poder público interagem com o intuito de promover a construção, de forma coletiva e democrática, do plano que deverá nortear o desenvolvimento urbano do município pelos próximos 10 anos. O último será realizado em Monte Gordo, na Escola Amélia Rodrigues, na próxima sexta-feira (29/11), com previsão de início às 17h30 e de término às 20h30.

A urbanista Juliana Paes, assessora especial da Secretaria do Governo (Segov) e presidente da Comissão Executiva para a Elaboração da Revisão do PDDU, conduziu as atividades, apresentando a essência da iniciativa, que visa garantir a participação popular no processo de formulação de um PDDU atualizado e coerente com os anseios dos munícipes. “Se você quer investir, empreender, morar no município, o primeiro caminho pra se conhecer os rumos e saber como se posicionar é o plano diretor, por isso é importante que vocês participem dessa construção”, declarou Juliana, se dirigindo ao público.

Transmitidas as orientações, o público entrou na etapa dos debates, quando os participantes, divididos em quatro grupos, dialogaram seguindo a orientação de listar “pontos fracos” e “pontos fortes” da cidade e debater sobre o futuro do município. José Roberto, 58 anos, morador de Barra do Pojuca há 8 anos, elogiou a iniciativa do governo municipal. “Sem planejamento, ocorre ocupação desordenada do solo, desrespeito ao meio ambiente, serviços públicos mal distribuídos. É por isso que momentos como este me dão esperança de dias melhores. Reconheço a importância desse evento e estou aqui pra contribuir”, afirmou. Após essa etapa, um representante de cada formação expôs o resultado das discussões.

O secretário de Governo, José Gama Neves, responsável pela pasta que está à frente da revisão do novo PDDU, marcou presença no evento e destacou a importância da participação popular no processo de atualização do PDDU. “A gestão fica muito feliz quando vê a agenda acontecer de forma satisfatória. Depois de promovermos cinco oficinas na sede do município, esta semana estamos colhendo impressões dos moradores da Costa de Camaçari. Esse é o momento de planejarmos o desenvolvimento sustentável dessa região e do município como um todo”, observou. O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antonio Falcão, também compareceu à oficina.

PDDU de Camaçari – É a maior lei existente na administração municipal, depois da Lei Orgânica. Ele estabelece as estratégias, diretrizes, objetivos, projetos e ações para o desenvolvimento da cidade. Mais informações podem ser obtidas através do site pdducamacari.com.br, por onde também é possível colaborar com opiniões e sugestões e acompanhar um histórico das atividades realizadas.

Sobre o Autor

Romero Mateus

Jornalista
MTE/BA 2956
(71) 99913-9991 / 98886-4984

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *