Notícias Poder Público Saúde em Foco

Novembro Azul é tema de ações de conscientização no CIAT

Foto: Jean Matos
Foto: Jean Matos

Olhos atentos do público para a exposição detalhada sobre o diagnóstico do câncer de próstata. Dúvidas sobre a prevenção e o tratamento da doença foram os principais questionamentos expostos durante a palestra sobre a Campanha Novembro Azul, realizada na tarde desta terça-feira (12/11), no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT), centro da cidade.

A conversa foi séria com os mais de 200 trabalhadores que estão em fase final de treinamento para admissão em uma grande empresa do Polo Industrial de Camaçari que, na oportunidade, assistiram à palestra sobre prevenção ao câncer de próstata. “É gratificante receber essa tratamento aqui no Ciat e tirarmos nossas dúvidas sobre a doença que acomete tantos homens”, afirmou Ricardo Gomes, caldeireiro.

O câncer de próstata é a sexta doença que mais atinge e mata homens no mundo, sendo no Brasil o quarto maior tipo de câncer fatal, e com maior incidência nas regiões Norte e Nordeste. “Quanto maior a informação e menor o preconceito, mais vidas serão preservadas. O diagnóstico precoce é muito importante”, esclareceu o palestrante Marcelo Gomes, que é enfermeiro e atua no município.

A conscientização e prevenção são os pontos altos da Campanha Novembro Azul, que é divulgada mundialmente no dia 17 de novembro e em Camaçari está sendo massificada durante todo o mês. O alerta fica para os homens acima de 45 anos de idade, que façam o exame retal uma vez ao ano. “Esse é o terceiro ano que mobilizamos nossos funcionários e profissionais de Camaçari, para informá-los e trazer a reflexão sobre a importância de cuidar da saúde”, explicou Renoildes Santos, coordenadora do Ciat.

No final, um coffee break foi oferecido ao público presente que também recebeu o laço simbólico da Campanha Novembro Azul.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari