Nova campanha do Whatsapp alerta usuários brasileiros sobre golpes no app

Take_WhatsAppNoBrasil.jpg

foto: reprodução

O WhatsApp inicia nesta semana uma série de ações de comunicação para ajudar as pessoas a identificarem golpes realizados na plataforma, e protegerem suas contas e privacidade na rede social. 

“Sabemos que os golpes na plataforma estão cada vez mais sofisticados então, reunimos as principais dicas para que as pessoas evitem cair em situações assim. Muitas dessas ideias são iniciativas simples, mas que muitas vezes as pessoas não lembram de tomar quando se deparam com uma situação de golpe”, explica Renata Costa, gerente de consumer marketing do Facebook no Brasil.

Uma dessas dicas, segundo a executiva, diz respeito a situação em que uma conta é invadida e outra pessoa se passa por um usuário, geralmente pedindo dinheiro ou depósitos para os amigos da lista. “Nessas situações, a primeira coisa a ser feita é ligar para aquela pessoa, seja ela um familiar ou amigo, e perguntar se realmente foi ela que mandou a mensagem com o pedido”, aconselha Renata.

Outros tipos de dicas abordadas na ação ajudam, por exemplo, a evitar o uso da mesma foto do perfil para a criação de contas falsas e também destacam a importância da adoção da verificação do perfil em duas etapas. Na visão da executiva do Facebook, os conselhos didáticos visam auxiliar diretamente os usuários da plataforma no Brasil, que costumam ter maior preocupação com a privacidade de suas conversas do que com eventuais golpes.

De acordo com o veículo Meio & Mensagem, a campanha terá início com a veiculação das dicas no Facebook e no Instagram e, posteriormente, também será exibida em outras redes sociais, como Twitter e Youtube, na mídia out-of-home e em jornais. Na TV, a plataforma promoverá duas ações de merchandising nos programas Mais Você, de Ana Maria Braga, e Encontro, com Fátima Bernardes, ambos da Globo.

scroll to top