Cultural Música

Neste sábado (17) tem Roda de Samba das Cumades em Salvador

60948313_139951290424051_234821557925309934_n

Neste sábado (17), às 19h, acontece a Roda de Samba das Cumades, evento realizado no Casarão Barabadá, em Salvador. O repertório de canções inclui composições de Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara, que ficaram conhecidas pelas vozes de intérpretes como Clara Nunes e Glória Bonfim, abordando o universo das religiões de matrizes africanas. Os ingressos custam R$ 15 ou R$ 10 (antecipado no Sympla).

O Samba das Cumades surge da união de um grupo de mulheres com o desejo comum de fazer samba, de tocar e (en)cantar juntas, de se fortalecer musicalmente e participar de modo protagonista nas rodas de samba da cidade de Salvador. “Cumades” é a forma afetuosa de tratamento entre as sambistas fundadoras e se tornou o nome do grupo por trazer o sentido da relação de solidariedade, respeito mútuo e de união entre as mulheres. É também o jeito de fazer samba, onde aprendem juntas e criam os próprios arranjos, as composições e partilham pesquisas.

O grupo tem no samba de roda do recôncavo baiano uma grande inspiração, valorizando o samba da Bahia por meio de compositoras e intérpretes baianas como Dona Cabocla, As Ganhadeiras de Itapuã, Mariene de Castro, além de compositores consagrados como Ederaldo Gentil, Batatinha, Roque Ferreira e outros compositores locais como Seu Reginaldo, de Itapuã e Tom Barreto, de Salinas das Margaridas/Ilha de Itaparica.

Nesta Roda de Samba das Cumades, o grupo conta ainda com a participação da cantora Clécia Queiroz, que mistura diversos estilos como o ‘samba-corrido’ e a ‘chula’ com outras vertentes de samba conhecidas nacionalmente, como o partido-alto e o samba-canção em diálogo com outros ritmos afro-brasileiros.

 

Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor
Banner Ags9