Cultural Música

NEOJIBA faz apresentação neste domingo (16) no Teatro Castro Alves

RTEmagicC_neojiba_1.jpg

O Domingo no TCA e Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) celebram neste domingo (16/12), às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, a conclusão de mais uma jornada anual. Os ingressos custam R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia), vendidos apenas no dia do evento, a partir das 9h, com acesso imediato ao teatro.

Durante a apresentação, cinco formações do NEOJIBA estarão no concerto: a Orquestra Juvenil da Bahia e os coros Infantil, Infantojuvenil, Juvenil e Sinfônico. O destaque será a peça “Maracatu do Chico Rei”, um bailado afro-brasileiro de Francisco Mignone, composto nos anos 1930, com regência de Marcos Rangel.

O repertório completo inclui canções do musical “Os Coristas”, de B. Coulais e C. Berratier, com versão de Alcides Lisboa, que também será o regente. Os coralistas infantis abrem a programação com as canções do musical francês que, apesar de recente, é considerado um clássico do gênero e retrata, com delicadeza, a força que podem ter um professor e a educação musical, mesmo em cenários hostis. Também serão executadas “Rhapsody in blue”, composição célebre de George Gershwin, com participação especial da mineira Simone Leitão ao piano solo, e a suíte sinfônica “Scheherazade”, de Rimsky-Korsakov, baseada no clássico da literatura “Mil e Uma Noites”, regidas por Eduardo Salazar.